Cincinnati (EUA) - O tão esperado encontro entre Serena Williams e Emma Raducanu na primeira rodada do WTA 1000 de Cincinnati teve uma grande atuação da britânica, que dominou a partida do início ao fim. Raducanu precisou de apenas 1h05 para marcar as parciais de 6/4 e 6/0. Ela agora enfrenta outra ex-número 1 do mundo, Victoria Azarenka.
Atual campeã do US Open e número 13 do mundo, Raducanu terá a árdua missão de defender 2.040 de seus atuais 2.742 pontos durante o Grand Slam nova-iorquino e corre o risco de sair do grupo das 80 melhores do mundo se não fizer uma boa campanha em Nova York ou mesmo nessa semana de Cincinnati.
ꜱᴏʟɪᴅ performance 👊
In her @CincyTennis debut @EmmaRaducanu moves past Serena Williams, 6-4, 6-0! pic.twitter.com/SZ9OjhbyWT— wta (@WTA) August 17, 2022
A vitória desta terça-feira foi apenas a 12ª na temporada para Raducanu. A britânica de 19 anos tem como melhores resultados em 2022 as quartas de final de Stuttgart, no saibro, e de Washington, há duas semanas no piso duro. Depois de ter passado por várias trocas de técnico nos últimos meses, mesmo antes de conquistar seu primeiro Grand Slam, a britânica está em um período de testes com o russo Dmitry Tursunov, ex-treinador de Aryna Sabalenka e Anett Kontaveit.
"Acho que todos aqui temos que honrar a incrível carreia da Serena. Eu me sinto muito grata por poder jogar contra ela. Tudo o que ela conquistou é muito inspirador e foi uma honra dividir a quadra com ela", disse Raducanu durante a entrevista em quadra.
"Para ser honesta, eu estava nervosa do primeiro ao último ponto, porque eu sabia que uma campeã como ela poderia voltar para o jogo a qualquer momento. Então precisava continuar focada e estou muito feliz por manter a compostura até o fim", complementou a britânica.
mood: @naomiosaka 🙌#CincyTennis pic.twitter.com/rGywN6j7V2
— wta (@WTA) August 16, 2022
Por sua vez, Serena está cada vez mais próxima de sua despedida do circuito. Dizendo-se pronta para a aposentadoria, a veterana de 40 anos e vencedora de 23 títulos de Grand Slam recebeu justas homenagens na semana passada, em Toronto, quando atuou no torneio canadense pela última vez na carreira, e também foi muito aplaudida em sua despedida de Cincinnati, mas não falou à torcida. Embora não tenha anunciado oficialmente uma data para se despedir, tudo indica que seu último torneio será mesmo o US Open. A partida foi acompanhada de perto por Naomi Osaka, das arquibancadas, e Grigor Dimitrov, no box de Serena.
Raducanu abriu vantagem cedo e só cometeu 1 erro
O começo de jogo foi muito complicado para Serena, que só fez um ponto nos dois primeiros games da partida. Pouco depois tomou outra quebra. A norte-americana sofria muito com as devoluções no corpo que Raducanu fazia com maestria para afastá-la da linha de base. A britânica abriu 4/1 no placar, mas Serena devolveu uma das quebras com uma sequência de winners de forehand. Na sequência, fez três aces no mesmo game e diminiu a diferença para 4/3.
Picking her spots 💪@serenawilliams | #CincyTennis pic.twitter.com/nNM8FkJkQ5
— wta (@WTA) August 16, 2022
Bicampeã em Cincinnati, Serena melhorou na reta final do primeiro set. Ela salvou um set-point combinando um o saque aberto e a primeira bola com o forehand e confirmou o game de serviço com ótimo voleio. No fim do set, a norte-americana tinha 11 a 8 nos winners, mas cometeu 12 erros não-forçados contra apenas 1 de Raducanu.
O segundo set, entretanto, foi amplamente dominado por Raducanu. A britânica não enfrentou break-points e cedeu apenas três pontos em seus games de serviço. Com três novas quebras, aplicou um 'pneu' sobre Serena Williams, anotando uma vitória expressiva em um momento importante em sua carreira. A norte-americana fez 7 a 5 em aces e até terminou o jogo com mais winners, 19 a 14, mas também cometeu 5 duplas faltas e fez 19 erros contra somente 1 da britânica.
Ver essa foto no Instagram