Nova York (EUA) - Pela primeira vez em sua carreira profissional, o norte-americano Brandon Holt disputará uma chave principal de Grand Slam. O jogador de 24 anos passou pelas três rodadas do quali do US Open. Ele superou nesta sexta-feira o búlgaro Dimitar Kuzmanov por 6/4, 3/6 e 6/3.
Todas as vitórias de Holt no quali do US Open foram em três sets. O atual 296º do ranking havia estreado contra o francês Alexandre Muller e vencido por 3/6, 6/4 e 7/6 (10-5). E na segunda rodada, o norte-americano bateu o equatoriano Emilio Gomez por 2/6, 6/3 e 6/2.
A memorable moment!
🇺🇸 Brandon Holt, the son of the #USOpen's youngest women's singles champion, @thetracyaustin, is into the main draw. pic.twitter.com/eUCqmJE1r0— US Open Tennis (@usopen) August 26, 2022
Holt é filho da ex-número 1 do mundo Tracy Austin, bicampeã do US Open em 1979 e 1981 e integrante do Hall da Fama do Tênis Mundial. Austin é até hoje a campeã mais jovem da história do torneio, tendo conquistado seu primeiro título de Grand Slam aos 16 anos. O tenista norte-americano já disputou alguns torneios no Brasil quando era juvenil.
"Eu vivo o ambiente do tênis desde muito jovem, as pessoas mais próximas de mim jogam. Meus dois irmãos mais também jogavam e comecei a levar mais a sério a partir dos 12 anos, quando passei a tentar ser cada vez melhor", disse Holt a TenisBrasil em março de 2016. Na época, ele contou que a decisão de seguir carreira no tênis veio naturalmente.
"Eu nunca tive que dizer especificamente, mas minha mãe percebeu que passei a trabalhar mais duro e a ficar cada vez mais focado no tênis. Ela me apoia muito e certamente está feliz porque um de nós três está jogando no circuito. Quando eu era mais jovem, ela ia em todos os torneios mais perto de casa. Mas eu falo com ela depois de cada partida, então mesmo que não esteja comigo, posso sentir que está torcendo de longe".
Eubanks também entra, chineses fazem história
Outro norte-americano a conseguir vaga no US Open é Christopher Eubanks, de 26 anos e 147º do ranking. Ele venceu o italiano Raul Brancaccio por 4/6, 6/1 e 6/4 na rodada final do quali.
Já o chineses Yibing Wu, 178º do ranking, e Zhizhen Zhang, 138º colocado, se tornaram os primeiros jogadores do país a garantir vaga no US Open. Wu venceu o francês Corentin Moutet por 7/6 (7-5) e 6/2, enquanto Zhang passou pelo belga Zizou Bergs por 6/2 e 6/4.
Yibing Wu makes history for 🇨🇳!
— US Open Tennis (@usopen) August 26, 2022
The 22-year-old becomes the first Chinese man to qualify for the #usopen men's singles main draw. pic.twitter.com/LMRZYe0M0d