Nova York (EUA) - A primeira rodada cheia de novidades do US Open viu sustos para o italiano Jannik Sinner e o croata Borna Coric, dois nomes da nova geração que chegaram bem credenciados a Flushing Meadows. Ambos no entanto foram levados ao quinto set e Coric correu riscos sérios de derrota.
Sinner viveu intensos altos e baixos na vitória sobre um entusiasmado Daniel Altmaier, alemão que é 93º do ranking, completando o placar de 5/7, 6/2, 6/1, 3/6 e 6/1. Ele admitiu a irregularidade: "Primeira rodada de Grand Slam sempre é duro, tive momentos bons e alguns nbem tanto, mas gosto de jogar cinco sets, partidas longas".
Seu adversário de quinta-feira será o sacador norte-americano Christopher Eubanks, que saiu do qualificatório e derrotou o espanhol Pedro Martinez, por 7/5, 6/3 e 7/6 (7-3). Caso confirme favoritismo, o italiano cruzará com Grigor Dimitrov ou Brandon Nakashima. O búlgaro confirmou condição de cabeça 17 sobre Steve Johnson, com rápidos 6/3, 6/2 e 6/2, e o americano tirou o tcheco Pavel Kotov, 7/6 (7-4), 6/2 e 6/2.
Coric, que chega como campeão inesperado de Cincinnati, esteve bem perto da eliminação, já que viu o francês Enzo Couacaud sacar para o jogo com 5/4 no quinto. O cabeça 25 venceu facilmente o primeiro set, dando sinal que teria um dia tranquilo, a ainda fez 2 a 0 antes de perder consistência. Acabou lutando por 4h05 e o placar final foi de 6/3, 7/6 (7-5), 3/6, 4/6 e 7/5.
Carrying the momentum from Cincinnati! @borna_coric is into Round 2! pic.twitter.com/igDmLgYbji
— US Open Tennis (@usopen) August 30, 2022
Ex-top 12 do ranking, Coric voltou ao 29º lugar após a grande campanha em Cincinnati. Há dois anos, fez quartas no US Open, seu maior resultado em Slam, mas não pôde competir em 2021 por conta da cirurgia no ombro direito.
Terá agora pela frente o norte-americano Jenson Brooksby, que teve pouco trabalho diante do debilitado sérvio Dusan Lajovic - retirou-se com 6/2, 6/0 e 3/0 -, e permanece a expectativa do duelo contra Carlos Alcaraz na terceira fase.
No quadrante de Coric e Alcaraz, dois tenistas experientes avançaram com muito menos problema. O campeão de 2014 Marin Cilic despachou o alemão Maximilian Marterer, por 6/3, 6/2 e 7/5, e o britânico Daniel Evans superou o tcheco Jiri Vesely, por 6/4, 6/1 e 6/1. Na segunda rodada, Cilic enfrenta o canhoto espanhol Albert Ramos e Evans terá pela frente o australiano James Duckworth.