Nova York (EUA) - A segunda noite do US Open teve a eliminação de duas campeãs do torneio. Horas depois da queda de Emma Raducanu, vencedora no ano passado, foi a vez de Naomi Osaka, bicampeã em 2018 e 2020, também se despedir do torneio. A ex-número 1 do mundo e atual 44ª do ranking foi superada pela norte-americana Danielle Collins, que marcou as parciais de 7/6 (7-5) e 6/3. Foi a primeira vitória de Collins em quatro jogos contra Osaka no circuito.
Finalista do Australian Open em janeiro, Collins estava sem jogar desde julho, no saibro de Lausanne, e não vencia uma partida sequer desde Roland Garros. Uma lesão no pescoço a impediu de participar de todos os torneios preparatórios para o US Open.
A jogadora de 28 anos e que chegou a ser número 7 do mundo há menos de dois meses ocupa atualmente o 19º lugar do ranking. Sua próxima rival é a espanhola vinda do quali Cristina Bucsa, 118ª do ranking, que derrotou a eslovena Kaja Juvan por duplo 6/4.
A temporada de Naomi Osaka também foi marcada por lesões. Um problema no tendão de Aquiles comprometeu sua temporada de saibro e a tirou também de Wimbledon. Já na preparação para o US Open, a japonesa sofreu uma lesão nas costas e se retirou na estreia de Toronto. Seu melhor resultado na temporada foi em março, quando chegou à final do WTA 1000 de Miami e só foi superada pela número 1 Iga Swiatek na decisão.
Danielle Collins is into Round 2 of the #USOpen pic.twitter.com/rUZa0hWKHx
— US Open Tennis (@usopen) August 31, 2022
Osaka começou a partida sacando muito bem e ainda contou com dois erros e uma dupla falta de Collins para conseguir a quebra e largar com 3/0 no placar. Mas bastou um game ruim da japonesa para que a rival se recuperasse e ganhasse confiança. O set seguiu sem quebras e com pontos definidos em poucas trocas até o tiebreak. A japonesa chegou a salvar um break-point com ótimo saque no meio da quadra, quando o placar estava empatado por 5/5.
Durante o tiebreak, uma grande devolução de Collins a colocou em vantagem, e a norte-americana fez 4-2. Mas pouco depois ela cometeu uma dupla falta e cedeu o empate. Com ótimo lob, a jogadora da casa recuperou a vantagem e dois erros seguidos de Osaka com o backhand definiram a parcial.
O segundo set teve mais oscilações para as sacadoras. Osaka foi a primeira a quebrar e fez 2/1, mas Collins virou para 3/2. A norte-americana salvou break-points no quinto e sétimo games e sustentava seus serviços mesmo com cinco duplas faltas na parcial. Com uma nova quebra no oitavo game, a norte-americana fez 5/3. Sacando para o jogo, Collins escapou de mais duas chances de quebra antes de confirmar a vitória.
Kenin também cai na primeira rodada
Outra campeã de Grand Slam a se despedir precocemente do US Open é a norte-americana Sofia Kenin, ex-número 4 do mundo e vencedora do Australian Open de 2020. Ela foi superada pela alemã Jule Niemeier por 7/6 (7-3) e 6/4.
Niemeier, que fez grande campanha em Wimbledon ao chegar às quartas, enfrenta a seguir a cazaque Yulia Putintseva, que marcou um duplo 6/3 contra a norte-americana Amanda Anisimova.