Nova York (EUA) - O início da segunda rodada da chave feminina do US Open teve a eliminação de mais uma top 10. A número 3 do mundo Maria Sakkari foi superada pela chinesa Xiyu Wang, canhota de 21 anos e 75ª do ranking, que marcou as parciais de 3/6, 7/5 e 7/5 em 2h44 de partida.
Esta é a primeira vitória contra top 10 na carreira de Wang, ex-número 1 juvenil e que está com o melhor ranking da carreira como profissional. A jovem jogadora chinesa também chega pela primeira vez à terceira rodada de um Grand Slam. Sua próxima rival pode ser a norte-americana Alison Riske ou a colombiana Camila Osorio
Já Sakkari é a terceira top 10 a se despedir do torneio, juntando-se a Simona Halep e Daria Kasatkina, que não passaram da estreia. Também já foram eliminadas Naomi Osaka, bicampeã em 2018 e 2020, e a vencedora do ano passado Emma Raducanu, além da cazaque Elena Rybakina, atual campeã de Wimbledon. A grega foi semifinalista na edição passada em Nova York e defende só 70 dos 780 pontos que terá descontados na próxima semanas, mas ainda consegue se manter entre as 10 melhores.
A tunisiana Ons Jabeur, número 5 do ranking e vice-camepã de Wimbledon, espantou a zebra. Ela enfrentou a norte-americana de 21 anos Elizabeth Mandlik, 144ª do ranking, e venceu por 7/5 e 6/2. Mandlik chegou a sacar para fechar o primeiro set, mas Jabeur reagiu e venceu os últimos três games da parcial. No segundo set, a tunisiana quebrou mais três vezes e só perdeu um game de serviço.
Com 28 anos recém-completados no último domingo, Jabeur chega pela quarta vez seguida à terceira rodada do US Open e busca uma campanha inédita até as oitavas. Ela agora enfrenta a norte-americana Shelby Rogers, 31ª do ranking, que venceu a eslovaca Viktoria Kuzmova por 7/5 e 6/1. A tunisiana venceu os dois duelos anteriores contra Rogers no circuito.
Já em jogo atrasado da primeira rodada, a russa Ekaterina Alexandrova completou a vitória sobre a norte-americana Peyton Stearns por 6/4, 4/6 e 7/5. A partida havia sido suspensa por chuva na última terça-feira. Alexandrova agora enfrenta a também norte-americana Lauren Davis.