Nova York (EUA) - No encontro entre duas jogadoras de estilo agressivo e muita potência nos golpes, Madison Keys e Camila Giorgi tentaram se aproveitar ao máximo das condições mais rápidas de quadra no US Open deste ano. Vinda de uma ótima campanha em Cincinnati, onde foi semifinalista, Keys conseguiu avançar à terceira rodada depois de vencer por 6/4, 5/7 e 7/6 (12-10).
Depois de ter vencido o primeiro set com duas quebras e enfrentando break-points em apenas um game, Keys não repetiu o mesmo desempenho na segunda parcial. Ela saiu perdendo por 4/1, cedeu o empate, mas voltou a ser quebrada. No terceiro set, Giorgi chegou a liderar por 5/2, mas a norte-americana reagiu a venceu no tiebreak decisivo.
"Fiz tudo o que pude e a torcida foi incrível comigo hoje. Mesmo quando eu estava atrás no terceiro set, eles me apoiaram muito. Eu precisava muito deles", disse Keys, 20ª do ranking e finalista do US Open em 2017. "Eu só dizia a mim mesma para continuar correndo e batendo na bola, tentando colocar sempre mais uma bola na quadra. Por sorte eu consegui vencer hoje".
A adversária de Keys na terceira rodada será outra tenista da casa, a jovem de 18 anos e número 12 do mundo Coco Gauff, que passou pela romena Elena Ruse por 6/2 e 7/6 (7-4). Depois de um primeiro set em que foi claramente superior, Gauff precisou salvar dois set-points na parcial seguinte. "Mesmo que o primeiro set tenha sido muito bom para mim, eu sabia que seria um teste muito difícil", disse a norte-americana, que já havia vencido Ruse em três sets em Wimbledon.
As duas norte-americanas se enfrentaram apenas uma vez, no início da temporada em Adelaide, e Keys venceu em três sets. "Não vai ser um jogo fácil, ela já foi finalista aqui uma vez. Espero que seja no Ashe ou no Armstrong e que esteja lotado. Ela bate muito forte na bola, tenho que estar pronta para esse jogo".
Riske enfrenta algoz de Sakkari na próxima fase
A também norte-americana Alison Riske venceu a colombiana Camila Osorio por 6/4, 6/7 (5-7) e 7/6 (10-5). Com isso, ela confirma o duelo contra a chinesa Xiyu Wang, algoz da grega Maria Sakkari em Nova York.
Já a canadense Rebecca Marino passou pela ucraniana Daria Snigur por 6/3 e 7/6 (7-5) e confirmou duelo com a chinesa Shuai Zhang, que fez 7/5 e 6/1 contra a eslovaca Anna Schmiedlova. Quem também avançou foi a russa Veronika Kudermetova, cabeça 18, que passou com 6/2 e 6/3 pela belga Maryna Zanevska. Sua próxima rival é a húngara Dalma Galfi, que bateu a britânica Harriet Dart por 6/4 e 6/0.