Nova York (EUA) - Com uma virada excepcional, a parceria tcheca de Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova enfim conquistou o único troféu de Grand Slam que faltava em sua coleção de agora seis títulos. As ex-líderes do ranking estiveram bem perto da derrota para as norte-americanas Taylor Townsend e Catherine McNally, mas conseguiram reagir e fechar o jogo com parciais de 3/6, 7/5 e 6/1.
Parceiras desde os tempos de juvenil, Krejcikova e Siniakova começaram a somar títulos de Slam como profissionais em 2018, quando venceram de forma seguida Roland Garros e Wimbledon. No ano passado, voltaram a ser campeãs em Paris, em um torneio perfeito para Krejcikova, também vencedora em simples, e depois foram medalhistas de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio e faturaram o WTA Finals.
Nesta temporada, Krejcikova e Siniakova venceram nada menos que o Australian Open e Wimbledon antes de saírem campeãs de Flushing Meadows. Com tanto sucesso, Siniakova voltará nesta segunda-feira à liderança no ranking mundial das especialistas em duplas, ultrapassando a norte-americana Coco Gauff. A jogadora de 26 anos já tem 62 semanas como número 1 da modalidade. Já Krejcikova, também de 26 anos, liderou o ranking de duplas por 19 semanas e também já foi número 2 do mundo em simples.
As norte-americanas foram muito superiores por um set e meio, com melhor produtividade no saque e bom trabalho da base, enquanto as tchecas cometiam erros em momentos importantes e perdiam três games de serviço. Com mais dois serviços quebrados e um entregue, a dupla americana abriu 4/1 no segundo set e só então Krejicikova subiu de nível e isso propiciou reação.
Elas chegaram ao empate no oitavo game e fizeram 5/5 antes de dispara no placar, com sete games vencidos consecutivos. Com 4/0 no terceiro set, foi apenas uma questão de administrar o momento e usar toda a experiência para embolsar o prêmio de US$ 688 mil para o dueto.
Krejcikova & Siniakova have completed the career Grand Slam! pic.twitter.com/BApPeGoVYT
— US Open Tennis (@usopen) September 11, 2022