Cluj-Napoca (Romênia) - A russa Anna Blinkova se tornou a quinta tenista vinda do quali a conquistar um título de simples na WTA nesta temporada, levantando a taça no 250 de Cluj-Napoca. Na final deste domingo, ela derrotou a italiana Jasmine Paolini em batalha de três sets, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/2, após 1h41 de confronto.
Em sua primeira final de WTA, a russa de 24 anos mostrou firmeza e coroou a grande semana com um título que a deverá fazer voltar ao top 100 pela primeira vez em mais de um ano. Ex-número 54 do mundo, ela atualmente ocupa apenas a 138ª colocação no ranking.
“Estou me sentindo muito bem e não consigo nem descrever minhas emoções porque acabei de terminar uma partida muito difícil. Na verdade, todas as partidas foram muito difíceis e estou extremamente feliz por poder passar por todos os desafios e permanecer mentalmente forte e mentalmente estável”, comemorou Blinkova.
A russa se junta à alemã Tatjana Maria (Bogotá), à russa Anastasia Potapova (Istambul), à norte-americana Bernarda Pera (Budapeste) e à francesa Caroline Garcia (Cincinnati), que também saíram do quali para vencer um torneio da WTA na atual temporada.
O primeiro set se manteve equilibrado até o 2/2, quando a russa deslanchou e anotou duas quebras seguidas para vencer os quatro próximos games e assim largar na frente. Paolini reagiu abrindo 2/0 na segunda parcial, depois perdeu três games seguidos com duas quebras, mas então venceu os próximos quatro, também com duas quebras, para deixar tudo igual.
Blinkova repetiu no terceiro set a dose do primeiro e depois do 2/2 arrancou para a vitória. "Eu estava focada em não ter medo, ser corajosa, acelerar o braço e isso me ajudou a vencer no final", disse a russa, teve apenas mais dois erros não forçados do que Paolini (22 a 20) e anotou 12 bolas vencedoras a mais (35 a 23).