Notícias | Dia a dia
Sakkari vence confronto direto e volta ao WTA Finals
22/10/2022 às 00h42

No ano passado, justamente em Guadalajara, Sakkari foi semifinalista do WTA Finals

Foto: Jimmie48/WTA

Guadalajara (México) - Em um confronto direto valendo a última vaga no Finals, Maria Sakkari prevaleceu diante de Veronika Kudermetova para chegar à semifinal do WTA 1000 de Guadalajara e também se firmar entre as oito melhores jogadoras da temporada. A grega marcou as parciais de 6/1, 5/7 e 6/4 diante da russa, em 2h35 de partida nesta sexta-feira.

Aos 27 anos, Sakkari disputará o WTA Finals pela segunda vez seguida. Ano passado, justamente em Guadalajara, ela foi semifinalista. Desta vez, o torneio que marca o encerramento da temporada feminina acontecerá em Fort Worth, nos Estados Unidos, com início daqui a dez dias. As demais classificadas são Iga Swiatek, Ons Jabeur, Jessica Pegula, Coco Gauff, Caroline Garcia, Aryna Sabalenka e Daria Kasatkina. 

Ao longo da temporada, Sakkari disputou as finais de São Petersburgo, Indian Wells e Parma. A atual número 6 do mundo chegou a ocupar o terceiro lugar do ranking em março. Já Kudermetova também estará no Finals, mas para a disputa do torneio de duplas, ao lado da belga Elise Mertens. Em simples, a russa também deverá ficar à disposição para o caso de desistências.

Em busca de sua sétima final da carreira e quarta na temporada, Sakkari enfrentará a tcheca Marie Bouzkova, 38ª do ranking, que ficou em quadra por apenas 25 minutos nesta sexta-feira. Ela vencia o primeiro set contra a russa Anna Kalinskaya, 73ª colocada, por 5/2, quando a rival abandonou a partida. Kalinskaya já havia recebido atendimento para o pé esquerdo no jogo contra Daria Kasatkina pelas oitavas. A grega lidera o histórico de confrontos com Bouzkova por 2 a 0. A semifinal de Guadalajara acontece às 21h (de Brasília). Mais cedo, às 19h, Victoria Azarenka encara Jessica Pegula

"Eu não conseguiria vencer hoje se não fosse corajosa e jogasse com o coração. Sem isso, você não consegue aproveitar as oportunidades em jogos como esse", dise Sakkari na entrevista em quadra. "O que mais me orgulha é o meu espírito de luta hoje. Quanto ao nível de tênis, todo mundo sabe jogar bem. Acho que hoje os break-points que eu salvei no terceiro set foram decisivos".

"Eu não me importo com o que as pessoas dizem sobre a minha temporada, que foi uma montanha-russa. Tudo o que sei é que ainda sou uma das dez melhores jogadores. Ainda sou uma das jogadoras que podem chegar às fases finais", comenta a grega, que vinha de eliminações precoces em Ostrava e San Diego nas últimas semanas.

Apesar do placar dilatado, o primeiro set foi muito mais parelho do que o resultado indica. A parcial teve 50 minutos de duração e estatísticas equilibradas. Mérito total de Sakkari, que escapou de todos os cinco break-points que enfrentou e ainda conseguiu duas quebras. Kudermetova fez 9 a 8 em winners e cometeu 16 erros não-forçados contra 14 da grega.

O segundo set foi amplamente dominado pelas sacadoras, que confirmaram 11 games seguidos até que Kudermetova conseguisse a quebra no último game da parcial. A russa escapou de um 15-40 no início, mas depois não teria mais o saque ameaçado. E só aproveitaria seu décimo break-point na partida. Ela fez 13 a 10 nos winners e cometeu dois erros a mais, 15 contra 13 de Sakkari.

Mas logo no início da parcial decisiva, Sakkari venceu oito pontos em nove possíveis e já largou com 2/0. Kudermetova ainda escapou de um 15-40 que impediu que a diferença ficasse ainda maior. A grega continuava sacando bem e abriu 5/3. No último game da partida, Sakkari escapou de um break-point e confirmou a vitória. Kudermetova liderou a estatística de winners por 33 a 25, mas cometeu 45 erros não-forçados contra 35 da rival. Além disso, a russa só aproveitou um dos 15 break-points que teve, enquanto a grega quebrou 3 vezes em nove oportunidades. 

Comentários