Estocolmo (Suécia) - O dinamarquês Holger Rune se torna outro empecilho no caminho do grego Stefanos Tsitsipas. O tenista de 19 anos e atual 27º do ranking anotou a segunda vitória nos confrontos diretos, repetindo Roland Garros de maio, e faturou neste domingo o ATP 250 de Estocolmo, ao anotar as parciais de 6/4 e 6/4.
Sob o comando do novo orientador Patrick Mouratoglou, Rune chega ao segundo título profissional da carreira em três finais, depois de ser campeão no saibro de Munique em abril, onde superou o então número 3 do mundo Alexander Zverev. Nas vitórias sobre Tsitsipas, o grego era o quarto do ranking em Paris e agora o quinto colocado. Há três semanas, o dinamarquês foi vice em Sófia.
The moment Holger Rune became only the second teenager (after Alcaraz) to win multiple ATP Tour titles in 2022! 👏@sthlm_open #StockholmOpen pic.twitter.com/Yttfi6gVzo
— Tennis TV (@TennisTV) October 23, 2022
Aos 19 anos, ele subirá três postos na lista desta segunda-feira e atingirá a mais alta classificação de sua curta carreira. Rune entrou para o top 100 em janeiro deste ano e avançou para a faixa dos 50 primeiros em maio.
Tsitsipas por sua vez continua sem erguer um troféu de nível ATP 500 na carreira, tendo sofrido a décima derrota em final. No geral, o grego tem agora nove títulos e 15 vices, sendo dois em seis tentativas em 2022. Ele também perdeu a chance de igualar Novak Djokovic e conquistar troféus em três pisos diferentes nesta temporada, já que venceu no saibro de Monte Carlo e na grama de Mallorca.
Na partida deste domingo, Rune administrou muito bem sua grande força dos golpes de base com toques sutis para aproveitar a distância que o grego jogava atrás da linha de base. A quebra logo no terceiro game ajudou o dinamarquês a ganhar confiança no plano tático e ele cedeu apenas quatro pontos com o serviço até completar o set.
Outra vez, Tsitsipas perdeu o saque logo no terceiro game, mesmo tendo saído de 40-0, e faltou pouco para sofrer nova quebra que daria 4/2 a Rune. O dinamarquês seguiu firme com o serviço até completar a vitória.
RAISE IT HIGH! 🏆@holgerrune2003 #StockholmOpen pic.twitter.com/8XvzgLNFEt
— Tennis TV (@TennisTV) October 23, 2022