Barranquilla (Colômbia) - Apesar de todas as dificuldades com a programação do torneio por conta da chuva, Laura Pigossi conseguiu sua quarta vitória seguida no ITF W60 de Barranquilla e garantiu vaga na final do torneio em quadras duras na Colômbia. A número 2 do Brasil e 106ª do mundo venceu a ucraniana Kateryna Bondarenko, 339ª colocada, por 7/5 e 6/2 em 1h32 de partida.
A previsão dos organizadores do torneio é que a final seja disputada ainda neste domingo, a partir de 23h (de Brasília). Pigossi enfrentará a húngara Panna Udvardy, cabeça 1 do torneio e 86ª do ranking, que venceu a compatriota Timea Babos, ex-número 25 e atual 340ª do ranking, por 4/6, 6/2 e 6/2.
Superada por Pigossi na semi, Bondarenko está com 36 anos e já chegou a ser 29ª do mundo ainda em 2009 e tem dois títulos de WTA. Sua temporada mais recente terminando no top 100 foi a de 2017.
Paulista de 28 anos e vencedora de sete títulos no circuito profissional da ITF, Pigossi pode conquistar o maior título da carreira. Este ano, ela conseguiu chegar a uma final de WTA 250 em Bogotá, também na Colômbia, mas foi superada pela alemã Tatjana Maria. Nas duplas, ela já venceu um ITF W60+H em Roma, ainda em 2018, além de ter sido medalhista de bronze ao lado de Luísa Stefani nos Jogos Olímpicos de Tóquio no ano passado.
A boa campanha em Barranquilla vem num momento fundamental para Pigossi pensando em ranking e na classificação para o Australian Open de 2023. Ela está garantindo 48 pontos numa semana que tem 80 a defender. Se for campeã, mantém todos os pontos que teria descontados na segunda-feira.
Também em Barranquilla, Carolina Meligeni Alves está na final de duplas ao lado da ucraniana Valeriya Strakhova. Elas podem enfrentar a húngara Timea Babos e a ucraniana Kateryna Bondarenko ou as alemãs Angelina Wirges e Luisa Meyer auf der Heide, que duelam ainda neste domingo.
Cé joga neste domingo em Colina
Única brasileira na disputa do WTA 125 de Colina, no Chile, a gaúcha Gabriela Cé estreou foi eliminada ainda no quali. A gaúcha de 29 anos e 296ª do ranking perdeu para a alemã Lena Papadakis, 281ª colocada, por 7/6 (7-5), 0/6 e 6/3. É preciso vencer apenas um jogo para entrar na chave principal.