Turim (Itália) - Depois de vencerem seus três jogos da fase de grupos do ATP Finals, o norte-americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury garantiram na manhã deste sábado uma vaga na final da competição entre as oito melhores duplas da temporada. Eles venceram o holandês Wesley Koolhof e o britânico Neal Skupski, melhor dupla do ano, por 7/6 (9-7) e 6/4 em 1h40 de partida.
O início de partida foi arrasador para Ram e Salisbury, que confirmaram de forma tranquila os dois primeiros games de serviço e ainda conseguiram uma quebra, abrindo 3/0 no placar. Mas Koolhof e Skupski deram o troco, com dois games de zero no saque e uma quebra no quinto game. A melhor dupla da temporada ainda salvou um set-point quando perdia por 5/4, antes de forçar o tiebrak. No game-desempate, Ram e Salisbury estiveram à frente quase o tempo todo, venciam por 5-0, cederam o empate por 6-6, mas recuperaram a vantagem.
A vantagem no placar deu ainda mais confiança para o britânico e o norte-americano, que já conseguiram uma quebra de serviço logo no game de abertura do segundo set. E desta vez, eles não enfrentaram mais break-points e cederam apenas seis pontos nos games de serviço, confirmando a vitória em sets diretos neste sábado.
INTO THE FINAL 🔥@RajeevRam & @Joesalisbury92 take out Koolhof/Skupski 7-6 6-4 to make their 2nd consecutive #NittoATPFinals final! pic.twitter.com/uuTcBItU2k
— Tennis TV (@TennisTV) November 19, 2022
Atuais bicampeões de duplas do US Open, Ram e Salisbury também conquistaram os Masters 1000 de Monte Carlo e Cincinnati neste ano. Eles lutam por um título inédito no ATP Finals. No ano passado, ficaram com o vice-campeonato, superados pelos franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut na final.
Caso conquistem o título de forma invicta, Ram e Salisbury vão ganhar 1.500 pontos no ranking da ATP e um prêmio de US$ 930.300. Outra dupla que pode ganhar o Finals com 100% de aproveitamento é a dos croatas Mate Pavic e Nikola Mektic, que enfrentam o britânico Lloyd Glasspool e o finlandês Harri Heliovaara na segunda semifinal às 14h30 (de Brasília) deste sábado.
Eliminados na semifinal de duplas, Koolhof e Skupski disputaram dez finais na temporada e conquistaram sete títulos, com destaque para os Masters 1000 de Madri, Montréal e Paris. A parceria também foi campeã dos ATP 250 de Adelaide 2, Doha e 's-Hertogenbosch. Eles também chegaram às finais de Miami, Barcelona e US Open. Dessa forma, eles ocupam a liderança do ranking mundial da modalidade.
🥇 Year-End World No.1 Team
— Tennis TV (@TennisTV) November 19, 2022
🏆 3 Masters 1000 Titles
🙌 7 Titles
✨ #NittoATPFinals Semi-Final
A brilliant year for the World No.1 doubles team, @nealskupski & @wesleykoolhof! 💫 pic.twitter.com/TyNwxTX8di