Notícias | Copa Davis
Aliassime brilha e Canadá vence a Davis pela 1ª vez
27/11/2022 às 13h16

Málaga (Espanha) - Pela primeira vez na história a equipe canadense se sagrou campeã da Copa Davis. Depois do vice-campeonato em 2019, quando estreou em finais, desta vez o time liderado por Felix Auger-Aliassime comemorou o título. E foi justamente o atual número 6 do mundo o herói da conquista, anotando o ponto decisivo neste domingo ao bater o australiano Alex de Minaur por 6/3 e 6/4.

Aliassime fechou com chave de ouro uma grande temporada, na qual conquistou seus primeiros títulos de ATP, vencendo logo de cara quatro torneios. Em grande fase nesta reta final de 2022, o canadense também foi peça crucial na campanha que terminou com a inédita conquista da Davis, vencendo todas as partidas que disputou na fase final da competição.

Os canadenses se tornaram a 16ª nação diferente a comemorar um título da Copa Davis. Com a conquista, Aliassime e Shapovalov são agora nono e décimo na história a vencerem o torneio tanto na versão juvenil como na principal. Eles estavam no grupo que levou a Davis Junior em 2015, em Madri.

De volta a uma final após 19 anos, os australianos entraram na disputa com um histórico muito mais robusto, somando 28 títulos na competição e uma vantagem incrível nos duelos com o Canadá, tendo vencido nove dos 10 embates anteriores. Contudo, a única vitória canadense acontecera justamente no confronto mais recente, três anos atrás nas quartas de final.

Bastante firme no decorrer de toda a partida, Aliassime foi preciso nos momentos mais importantes, aproveitou duas das quatro chances de quebra que teve e salvou todos os oito break-points que enfrentou. Ele anotou quase quatro vezes mais bolas vencedoras do que De Minaur (22 a 6), mas também cometeu bem mais erros não forçados (19 a 5).

De Minaur largou pressionando o rival, teve dois break-points a seu favor logo no primeiro game e mais um no terceiro. As chances desperdiçadas custaram caro ao australiano, que perdeu o saque no oitavo e o primeiro set ao perder o nono. Aliassime então aproveitou o bom momento para abrir 3/1 na segunda parcial e depois apenas administrou a vantagem para comemorar a vitória e o título.

Comentários