Notícias | Dia a dia
Ingrid é 44ª duplista brasileira a entrar no top 100
05/12/2022 às 14h57

Miami (EUA) - O título de sábado no Aberto da República, W60 disputado no Rio de Janeiro, levou a carioca Ingrid Martins a entrar pela primeira vez no top 100 mundial. A jogadora de 26 anos aparece nesta segunda-feira no 96º lugar, evoluindo mais 12 postos. Há duas semanas, estava fora das 130 melhores e embalou com dois troféus seguidos, o primeiro deles no WTA 125 de Montevidéu.

Em março, quando voltou a morar no Rio, Ingrid ocupava a 302ª colocação e portanto acumula salto acima das 200 posições. Passa a ser a terceira brasileira mais bem classificada no ranking de duplas da WTA, atrás de Bia Haddad Maia (13ª) e Luisa Stefani (47ª) e entra para a história nacional ao se tornar a 44ª brasileira a ocupar um lugar no top 100 nas duplas, das quais apenas sete são mulheres.

Iryna Shymanovich, ex-número dois do mundo juvenil, deu um salto de 71 posições com o troféu de simples, o maior de sua carreira e saltou ao 245º lugar, seu melhor desempenho na carreira. A tenista se mudou para o Rio de Janeiro também em março, pouco depois do começo da guerra na Ucrânia, onde a Bielorrussia esteve envolvida em apoio à Rússia.

"Foi uma temporada perfeita para o que tínhamos programado", afirmou Leandro Afini, que é o comandante técnico da academia Rio Tennis. "A Ingrid entrou no top 100 e poderá disputar Grand Slam e Iryna (Shymanovich, que foi campeã de simples do Aberto da República) podendo brigar por vaga no quali do Australian Open. Aconteceu na última semana do ano para as duas, após calendário longo, muitos torneios".

Comentários