Perth (Austrália) - A United Cup, um novo e magnífico troféu banhado a ouro de 24 quilates e prata de lei, foi apresentado nesta quarta-feira em Cottesloe Beach, em Perth, Austrália. A campeã de duplas mistas do Grand Slam Casey Dellacqua, nascida em Perth, o ministro do Esporte da Austrália Ocidental, David Templeman, o diretor do torneio Stephen Farrow e o gerente geral da competição Brett Patten apresentaram o novo troféu.
A United Cup reunirá os melhores jogadores do mundo, competindo lado a lado em Brisbane, Perth e Sydney, de 29 de dezembro a 8 de janeiro de 2023. Com 50 cm de altura, a United Cup feita à mão, conta com 36 hastes para representar as duplas mistas de 18 países, cada uma moldada à mão. “Queríamos um troféu que fosse icônico, muito especial e único para a United Cup. E queríamos algo que realmente simbolizasse a união de jogadores masculinos e femininos”, disse Farrow.
O caminho que as hastes fazem do pedestal até a borda da copa sugere o movimento de uma bola de tênis e como ela pode mudar de velocidade e direção. As superfícies reflexivas do troféu capturam a energia e a vivacidade do esporte. “A copa simboliza um prêmio feito para compartilhar e unir as pessoas porque, em última análise, este evento é sobre reunir os melhores jogadores masculinos e femininos para jogar por seu país”, continuou Farrow.
A United Cup foi criada pela Thomas Lyte, detentora de autorização real como ourives, obtida ainda durante o reinado da Rainha Elizabeth II. O design da United Cup foi liderado pelo estilista-chefe da Thomas Lyte, Trevor Brown, um australiano que mora na região de Victoria, antes que uma equipe de dez mestres ourives criasse o troféu à mão em suas oficinas de prata fina em Londres.
Mais de 400 horas de artesanato foram necessárias para criar esta obra-prima. “Nossos artesãos e designers estão muito orgulhosos desta peça. É uma das nossas comissões favoritas ”, disse o diretor da Thomas Lyte e ex-jogador de críquete, o inglês Neil MacLaurin. “Devido à interação do ouro e da prata e aos reflexos de todos os ângulos, acreditamos que, além de ter o potencial de se tornar um troféu esportivo icônico e reverenciado, a United Cup é uma verdadeira obra de arte.”