Melbourne (Austrália) - Depois de ter recebido um convite para disputar a chave principal do Australian Open, Venus Williams anunciou sua desistência do primeiro Grand Slam do ano, que começa em nove dias. A ex-número 1 do mundo jogou na semana passada em Auckland, onde venceu uma rodada e caiu nas oitavas, e afirmou que sofreu uma lesão que a impedirá de jogar em Melbourne. A organização do evento não especificou qual seria o problema físico.
Aos 42 anos, Venus está em sua 30ª temporada como tenista profissional. Venus não vencia uma partida de simples desde junho de 2021 em Wimbledon até a última segunda-feira em Auckland. Ela ficou praticamente um ano afastada das competições. No ano passado, jogou apenas quatro torneios e não conseguiu vitórias.
Vencedora de sete títulos de Grand Slam em simples, Venus já disputou duas finais no Australian Open, em 2003 e 2017, sendo superada pela irmã mais nova, Serena, nas duas ocasiões. Em seu canal no Youtube, ela afirmou no mês passado que está "jogando muito tênis desde o US Open" e que gostaria de continuar competindo em 2023.
O convite inicialmente concedido a Venus agora fica com a australiana Kimberly Birrell, jogadora de 24 anos e 173ª do ranking. A tenista da casa já disputou a chave principal em Melbourne três vezes, chegando à terceira rodada em 2019.