Melbourne (Austrália) - A organização do Australian Open anunciou na madrugada deste domingo que a bicampeã Naomi Osaka não disputará a edição de 2023 da competição. Osaka, de 25 anos e ex-número 1 do mundo, aparece atualmente no 42º lugar do ranking e está sem jogar desde setembro do ano passado, quando atuou no WTA 500 de Tóquio. Detalhes sobre o motivo da desistência ainda não foram informados.
Na temporada passada, Osaka sofreu com muitas lesões, especialmente um problema no tendão de Aquiles que comprometeu seu desempenho na temporada de saibro e a fez desistir de Wimbledon. Já no aquecimento para o US Open, teve também uma lesão nas costas e abandonou uma partida em Toronto. Em seu torneio mais recente, em Tóquio, venceu a australiana Daria Saville, mas sequer entrou em quadra para enfrentar a brasileira Beatriz Haddad Maia nas oitavas. Na época, justificou a ausência por razões médicas, citando dores abdominais.
Dayana Yastremska moves into the main draw. #AusOpen
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 8, 2023
Naomi Osaka tem quatro títulos de Grand Slam, venceu o US Open em 2018 e 2020 e o Australian Open em 2019 e 2021. No ano passado em Melbourne, parou ainda na terceira rodada. Seu último resultado de destaque foi a final de Miami, em março. Além das recentes lesões, a japonesa já relatou ter sofrido bastante por conta de sua saúde mental, o que também a fez reduzir de forma significativa seu calendário de competições durante o ano.
A vaga que seria de Osaka na chave ficou com a ucraniana Dayana Yastremska, número 101 do mundo, que agora não precisará mais jogar o quali em Melbourne.