Notícias | Dia a dia
Sabalenka se redime em Adelaide e encerra jejum
08/01/2023 às 04h51

Depois de sofrer com o saque na edição passada do torneio, ela foi campeã sem perder sets

Foto: Jimmie48/WTA

Adelaide (Austrália) - Depois de passar toda a temporada de 2022 sem títulos, Aryna Sabalenka começa o ano novo com troféu. A atual número 5 do mundo conquistou o WTA 500 de Adelaide 1, superando na final a jovem tcheca de 18 anos Linda Noskova por 6/3 e 7/6 (7-4) em 1h43 de partida.

Este é o 11º título da carreira profissional de Aryna Sabalenka, o primeiro desde maio de 2021, no saibro de Madri. A bielorrussa de 24 anos não perdeu sets no torneio e disputou neste domingo sua 19ª final da carreira. Mesmo com o título, ela deve manter sua posição atual no ranking. Sua melhor marca foi a vice-liderança.

A semana de Sabalenka em Adelaide começou com uma vitória difícil sobre a top 20 russa Liudmila Samsonova em dois tiebreaks, com direito a uma virada no primeiro set, que ela perdia por 5/1. Depois, passou pela tcheca Marketa Vondrousova e pela romena Irina Begu antes de cruzar o caminho da jovem tcheca na final.

Já Linda Noskova encerrou sua melhor semana no circuito profissional. Vinda do quali, a promissora tenista tcheca eliminou três grandes nomes, Daria Kasatkina, Victoria Azarenka e Ons Jabeur. Ela iniciou semana como 102ª do mundo e sairá muito perto do top 50. Até então, seu melhor ranking era o 87º lugar.

A partida deste domingo teve apenas uma quebra, conquistada por Sabalenka no sexto game do primeiro set, quando ela fez 4/2. Pouco antes, ela havia escapado de um 15-40 em seu saque. Mas a bielorrussa só enfrentou três break-points em toda a partida, disparou 12 aces e venceu 93% dos pontos jogados com seu primeiro serviço. Mais agressiva em quadra, terminou o primeiro set com 16 winners contra apenas 4 da rival.

O segundo set foi inteiramente sem quebras, com apenas um break-point para Noskova, apesar das cinco duplas faltas de Sabalenka. Já a bielorrussa criou mais três oportunidades no serviço da adversária, que conseguiu escapar colocando primeiros serviços em quadra e sustentando os ralis de fundo. A definição ficou para o tiebreak, em que os golpes potentes e o bom desempenho no saque fizeram a diferença a favor da jogadora mais experiente em quadra.

A conquista em Adelaide, especialmente com bons números nos games de serviço, também serve de redenção para Sabalenka, que sofria muito com o saque no início do ano passado. Ela chegou a cometer 39 duplas faltas em apenas duas partidas disputadas nessa mesma quadra em 2022. Um ano depois, sairá do estádio com o troféu em mãos.

Townsend e Muhammad campeãs de duplas
O título de duplas em Adelaide 1 ficou com as norte-americanas Asia Muhammad e Taylor Townsend, que venceram as principais cabeças de chave do troneio, a australiana Storm Hunter e a tcheca Katerina Siniakova por 6/2 e 7/6 (7-2). Canhota de 26 anos, Townsend é a 31ª do mundo e venceu seu segundo título nas duplas. Ela será a parceira da brasileira Luísa Stefani no 2º WTA 500 de Adelaide da temporada. Por sua vez, Muhammad está com 31 anos e venceu seu oitavo torneio.

Comentários