Notícias | Dia a dia
Austrália traz novidades e espera recorde de público
08/01/2023 às 21h25
Diego Diegues
Especial para TenisBrasil

Melbourne (Austrália) - Pela primeira vez em 2023 o Melbourne Park abre os seus portões, a partir de segunda-feira, para a disputa do qualificatório do primeiro Grand Slam do ano. Num acesso antecipado ao complexo do Australian Open, é possível listar as principais atrações e mudanças neste ano.

Com a covid-19 deixada para trás, e alguns brasileiros em quadra já no primeiro dia, a edição de 2023 tem como principal objetivo bater o recorde de número de visitantes e possivelmente uma maior arrecadação em dinheiro, visto que por conta da pandemia a Tennis Australia acabou perdendo receitas de bilheteria.

Vale lembrar que na edição de 2021 e 2022, ainda por conta da pandemia, o torneio teve 80% da capacidade máxima de visitantes. Com a baixa significativa do vírus no país, a expectativa do diretor do torneio, Craig Tiley, é de que a competição possa voltar aos trilhos. "Queremos voltar aos nossos planos pré-pandemia de cimentar o AO como o maior evento esportivo anual do mundo em janeiro, ao mesmo tempo em que o tornamos mais acessível ao maior número possível de fãs”, disse.

O foco da organização é projetar um evento voltado para todas as idades, sendo fã de tênis ou não. "Temos novas áreas legais para socializar, como o Beach Bar, você pode se envolver e experimentar todas as formas do esporte no AO Tennis Club, há chances de assistir aos melhores jogadores do mundo em jogos-treino e iniciativas de caridade para ajudar o povo da Ucrânia”, salientou Tiley.

A empresa americana de roupas Ralph Lauren, ao lado da marca de carros coreana Kia, seguem como os principais patrocinadores em 2023. Esporte que tem peso na América do Sul, o padel continua em destaque e desta vez receberá alguns dos principais atletas em atividade para a disputa do primeiro Aberto da Austrália de Padel, com premiação total de até cinco mil dólares australianos.

A Tennis Australia informou que ao todo mais de 50 quadras serão usadas nas próximas 3 semanas durante o torneio, 33 delas estão localizadas no Melbourne Park, destaque para a famosa Rod Laver Arena. Uma das favoritas do público, John Cain Arena, terá as suas entradas cobradas a partir de 2023, resultado que causou insatisfação entre os fãs.

A “Practice Village” fez muito sucesso em 2022 e segue como uma das principais atrações, para aqueles que não querem gastar muito dinheiro com ingressos. Na compra do acessível “grand pass”, os amantes do tênis poderão acompanhar os principais tenistas aquecendo antes dos jogos. Vale lembrar também que em 2023 a organização do torneio estará cobrando uma taxa de dez dólares para assistir aos jogos do quali, até então sempre gratuito.

Veja as novas iniciativas para o Australian Open de 2023:

- Beach Bar - logo na entrada do complexo, é uma plataforma de DJ elevada no segundo andar com música ao vivo, telões para assistir aos jogos e lugares para comer e beber.

- Novo AO Tennis Club, onde você pode pegar uma raquete e experimentar toda a diversão do Tennis Hot Shots, Padel, Pop, Cardio, Totem e Tênis de Mesa. Encontra-se também telões para assistir aos jogos e espaços gourmet.

- AO Ballpark - muito elogiado pelos pais e mães, a área de lazer destinada a crianças regressa a todo vapor em 2023, com a inclusão de toboágua e quadras de Tennis Hot Shots, voltada a menores de 12 anos.

- Nova estrutura de 11 metros de altura no Grand Slam Oval lançando mais 36 metros quadrados de sombra em todo o complexo, ajudando no combate ao sol e ao forte calor, característicos de Melbourne no mês de janeiro
.
- Criação do primeiro e maior torneio de tênis amador LGBTQI+ do mundo.

- Primeiro Aberto da Austrália de Padel, com a promessa de promover ainda mais o esporte e trazer jogadores renomados para a disputa do torneio.

Comentários