Adelaide (EUA) - A jovem norte-americana Amanda Anisimova, hoje 29ª do ranking, será a segunda adversária de Beatriz Haddad Maia no WTA 500 de Adelaide. A tenista de 21 anos, que precisou disputar o qualificatório e entrou apenas como lucky-loser, superou na noite desta segunda-feira a russa Ludmilla Samsonova, por 7/5 e 6/3.
Bia já cruzou duas vezes com Anisimova e perdeu ambas. A primeira foi na semifinal de Bogotá, sobre o saibro, em 2019, e no ano passado a americana voltou a vencer no piso duro de Doha, na primeira rodada.
A canhota brasileira, 15ª do mundo, ainda não perdeu em 2023. Começou a temporada com duas vitórias na fase classificatória da United Cup, uma delas sobre a top 30 Martina Trevisan. No domingo à noite, estreou bem em Adelaide e superou a romena Sorana Cirstea em sets diretos.
Anisimova já foi considerada um prodígio do circuito, tendo iniciado a carreira profissional ainda aos 16 anos. Chegou ao 21º posto em 2019, quando fez semifinal em Roland Garros. A perda do pai e problemas físicos interromperam sua ascensão, mas em 2022 ela venceu seu segundo WTA e depois chegou às quartas em Wimbledon.