Adelaide (Austrália) - Mais uma vez, Thanasi Kokkinakis aproveitou o fato de jogar em sua cidade natal e conseguiu uma grande vitória no ATP 250 de Adelaide 2. Atual campeão do torneio, o australiano superou nesta quarta-feira o número 6 do mundo Andrey Rublev por 6/4, 3/6 e 6/3 para garantir seu lugar nas quartas de final.
Aos 26 anos, Kokkinakis comemora a terceira vitória contra top 10 na carreira. O atual 110º do ranking tem a missão de defender 250 pontos na ATP durante esta semana e já garantiu a manutenção de 45 deles. O melhor ranking de sua carreira segue sendo o 69º lugar, alcançado ainda em 2015.
It's his 🏠
Defending champ @TKokkinakis pushes past top-seeded Andrey Rublev 6-4 3-6 6-3 to reach the quarter-finals at #AdelaideTennis. pic.twitter.com/8e7ZdvPTdc— Tennis TV (@TennisTV) January 11, 2023
Para superar Rublev, Kokkinakis teve grande desempenho no saque e disparou 17 aces, contra 10 do russo. Ele enfrentou apenas um break-point e conseguiu duas quebras na partida, em cinco chances criadas. Foi a segunda eliminação seguida de Rublev em uma estreia.
No primeiro set, o australiano aproveitou a única chance de quebra que teve. O roteiro da segunda parcial foi parecido, Rublev abriu 3/1 e escapou de dois break-points quando sacava para fechar. Já no terceiro set, Kokkinakis não teve o serviço ameaçado e novamente aproveito cedo a oportunidade de quebra.
Havia a possibilidade de um duelo australiano nas quartas, mas o próximo rival de Kokkinakis será o sérvio Miomir Kecmanovic, número 28 do ranking, que derrotou o anfitrião Jason Kubler por 5/7, 7/6 (7-1) e 6/4. O confronto será inédito no circuito.