Notícias | Dia a dia
Stefani conquista 1º título do ano e 6º da carreira
13/01/2023 às 02h47

Adelaide(Austrália) - A temporada da paulista Luisa Stefani começou tão boa como terminou a última e logo em sua segunda semana em 2023, ela já venceu seu primeiro título do ano. A conquista veio nesta sexta-feira ao lado da norte-americana Taylor Townsend, batendo a russa Anastasia Pavlyuchenkova e a cazque Elena Rybakina ma final do WTA 500 de Adelaide 2 com parciais de 7/5 e 7/6 (7-3), após 1h46 de confronto.

Esta foi o sexto título de Luisa em nível WTA, o primeiro com Townsend. A paulista de 25 anos levantou sua primeira taça em 2019 com a norte-americana Hayley Carter, em Tashkent. As duas depois venceram Lexington em 2020. No ano seguinte, ela foi campeã de Montréal com a canadense Gabriela Dabrowski, sua parceira na taça de Chennai no ano passado, quando também venceu Guadalajara com a australiana Storm Hunter.

Stefani e Townsend tiveram trabalho nas duas primeiras rodadas e precisaram de três sets para conquistar ambas as vitórias. Porém, nas semifinais e na final elas elevaram o nível e bateram suas rivais por 2 a 0. Com a campanha desta semana, a brasileira saltará 13 lugares no ranking e subirá para a 34ª colocação. Já a norte-americana ganhará duas posições e será a 22ª do mundo na próxima lista da próxima segunda-feira.

Além dos 470 pontos que cada uma das campeãs levará no ranking, elas também dividirão uma premiação de US$ 40.100. Do outro lado, as vice-campeãs Pavlyuchenkova e Rybakina ficam com 305 pontos no ranking e dividem uma premiação de US$ 24.300.

Embora não tenham conseguido um desempenho tão dominante com o saque, vencendo 62% dos pontos disputados, Stefani e Townsend pressionaram as rivais com a devolução, com um aproveitamento de 47%. A partida foi repleta de break-points, com a brasileira e a norte-americana convertendo cinco dos 14 que tiveram e Pavlyuchenkova e Rybakina aproveitando quatro em 10.

No primeiro set, a dupla da paulista com a norte-americana largou na frente e venceu os dois primeiros games. Elas perderam a vantagem duas vezes, uma no sexto e outra no décimo, mas em ambas as vezes quebraram as rivais de volta logo em seguida. As chances seguiram aparecendo na segunda parcial, em que Stefani e Townsend lideraram o placar na maior parte do tempo, mas sofreram para fechar.

Depois de abrir 5/3, Stefani e Townsend tiveram o primeiro match-point no nono game, mas viram Rybakina e Pavlyuchenkova salvarem com o saque, Em seguida tiveram novo match-point, no ponto decisivo, levaram a pior e perderam a quebra de frente. A decisão foi  para o tiebreak, em que a brasileira e a norte-americana dominaram, cederam apenas três pontos para selar a vitória.

Comentários