Notícias | Dia a dia | Australian Open
Djokovic inicia bem a busca pelo 10º título do AO
17/01/2023 às 10h39

Djokovic pode voltar à liderança do ranking da ATP em caso de título em Melbourne

Foto: Tennis Australia

Melbourne (Austrália) - A busca de Novak Djokovic por seu décimo título do Australian Open começou com vitória nesta terça-feira. Apesar das incertezas sobre suas condições físicas, por conta de uma recente lesão na coxa esquerda, o maior campeão do torneio venceu seu jogo em sets diretos, superando o espanhol Roberto Carballes Baena, 75º do ranking, por 6/3, 6/4 e 6/0 em 2h01 de partida.

Atual número 5 do mundo, Djokovic tem a chance de voltar à liderança do ranking após o Australian Open. Para isso, ele precisa conquistar o título e chegar ao 22º troféu de Grand Slam de sua carreira. O veterano de 35 anos é o recordista de semanas como número 1 e não lidera o ranking da ATP desde 6 de junho. Ele não tem pontos a defender em Melbourne, já que ficou fora da edição passada, por não apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19.

Em 91 partidas disputadas no Australian Open, Djokovic venceu 83 delas. E sem perder um jogo no torneio desde 2018, acumula 22 vitórias seguidas. O próximo adversário do sérvio virá da partida entre o francês Enzo Couacaud e o boliviano Hugo Dellien. Eles vão se enfrentar apenas na quarta-feira, por conta da chuva desta terça, que provocou adiamento de jogos das quadras externas.

Depois de confirmar com tranquilidade seus dois primeiros games de saque na partida, Djokovic precisou reverter um 0-40, mas escapou dos três break-points que encarou no set inicial. O sérvio ganhou confiança e chegou a vencer oito pontos seguidos, com direito a um rali com 24 trocas de bola para conseguir a quebra e fazer 4/2. Depois disso, não teria a vantagem ameaçada até o fim do set, ele fez 11 a 6 nos winners e cometeu 8 erros contra 7 do espanhol.

Logo na abertura do segundo set, Djokovic teve mais um break-point e não aproveitou. E apesar de ter enfrentado alguns games longos em seu serviço na parcial, ele não teve o saque ameaçado. Novamente, foi um set de apenas uma quebra, já no sétimo game. Depois de sustentar bem os ralis de fundo e ter sucesso nas tentativas de bolas curtas para não dar ritmo ao espanhol, o sérvio chegou ao break-point e conseguiu a quebra atacando a paralela com o backhand. A diferença no número de winners foi ainda maior no segundo set, 14 a 8, com 11 erros contra 8 do rival. 

A situação da partida ficou ainda mais favorável a Djokovic depois que ele conseguiu uma quebra de serviço logo no início do terceiro set. E novamente, o sérvio não correu riscos e cedeu somente um ponto em seus games de saque. Diante de um adversário sem tanta potência nos golpes ou bolas de definição, o sérvio vinha cada mais firme nos ralis de fundo, ganhando ritmo e confiança. Deu tempo ainda de voltar a quebrar o serviço de Carballes Baena mais duas vezes para aplicar um 'pneu' e confirmar a tranquila vitória em sets diretos.

Comentários