Melbourne (Austrália) - A busca de Novak Djokovic por seu décimo título do Australian Open começou com vitória nesta terça-feira. Apesar das incertezas sobre suas condições físicas, por conta de uma recente lesão na coxa esquerda, o maior campeão do torneio venceu seu jogo em sets diretos, superando o espanhol Roberto Carballes Baena, 75º do ranking, por 6/3, 6/4 e 6/0 em 2h01 de partida.
Atual número 5 do mundo, Djokovic tem a chance de voltar à liderança do ranking após o Australian Open. Para isso, ele precisa conquistar o título e chegar ao 22º troféu de Grand Slam de sua carreira. O veterano de 35 anos é o recordista de semanas como número 1 e não lidera o ranking da ATP desde 6 de junho. Ele não tem pontos a defender em Melbourne, já que ficou fora da edição passada, por não apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19.
Em 91 partidas disputadas no Australian Open, Djokovic venceu 83 delas. E sem perder um jogo no torneio desde 2018, acumula 22 vitórias seguidas. O próximo adversário do sérvio virá da partida entre o francês Enzo Couacaud e o boliviano Hugo Dellien. Eles vão se enfrentar apenas na quarta-feira, por conta da chuva desta terça, que provocou adiamento de jogos das quadras externas.
This is a 9x #AusOpen champion.
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 17, 2023
This is greatness.
This is Novak Djokovic.@DjokerNole • @wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AO2023 pic.twitter.com/XMrMv487MJ
Depois de confirmar com tranquilidade seus dois primeiros games de saque na partida, Djokovic precisou reverter um 0-40, mas escapou dos três break-points que encarou no set inicial. O sérvio ganhou confiança e chegou a vencer oito pontos seguidos, com direito a um rali com 24 trocas de bola para conseguir a quebra e fazer 4/2. Depois disso, não teria a vantagem ameaçada até o fim do set, ele fez 11 a 6 nos winners e cometeu 8 erros contra 7 do espanhol.
Logo na abertura do segundo set, Djokovic teve mais um break-point e não aproveitou. E apesar de ter enfrentado alguns games longos em seu serviço na parcial, ele não teve o saque ameaçado. Novamente, foi um set de apenas uma quebra, já no sétimo game. Depois de sustentar bem os ralis de fundo e ter sucesso nas tentativas de bolas curtas para não dar ritmo ao espanhol, o sérvio chegou ao break-point e conseguiu a quebra atacando a paralela com o backhand. A diferença no número de winners foi ainda maior no segundo set, 14 a 8, com 11 erros contra 8 do rival.
A situação da partida ficou ainda mais favorável a Djokovic depois que ele conseguiu uma quebra de serviço logo no início do terceiro set. E novamente, o sérvio não correu riscos e cedeu somente um ponto em seus games de saque. Diante de um adversário sem tanta potência nos golpes ou bolas de definição, o sérvio vinha cada mais firme nos ralis de fundo, ganhando ritmo e confiança. Deu tempo ainda de voltar a quebrar o serviço de Carballes Baena mais duas vezes para aplicar um 'pneu' e confirmar a tranquila vitória em sets diretos.
Welcome back, Novak. 👋@DjokerNole beats Carballes Baena 6-3 6-4 6-0 to reach the second round. @wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen • #AO2023 pic.twitter.com/AnBl31nlsx
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 17, 2023