Notícias | Dia a dia | Australian Open
Lehecka mantém embalo e bate top 10 pela 1ª vez
22/01/2023 às 05h59

Melbourne (Austrália) - Uma das sensações deste Australian Open até então, o tcheco Jiri Lehecka chegou para o torneio com nenhuma vitória em Grand Slam, mas em sua quinta tentativa o tenista de 21 anos e atual 71 do mundo resolveu não apenas conseguir seu primeiro triunfo, mas engatou uma série de quatro, o mais recente deles neste domingo sobre o canadense Felix Auger-Aliassime.

Assim como fez na rodada anterior com o britânico Cameron Norrie, o jovem tcheco buscou mais uma virada, derrotando o atual número 7 do mundo com o placar final de 4/6, 6/3, 7/6 (7-2) e 7/6 (7-3), depois de 3h17 de confronto. Esta foi a primeira vitória de Lehecka para cima de um top 10, precisando também de cinco tentativas para enfim conseguir um resultado positivo.

Lehecka se tornou o sétimo tenista de seu país a alcançar as quartas de final no Australian Open e agora terá pela frente quem passar do duelo entre o grego Stefanos Tsitsipas e o italiano Jannik Sinner. Ele nunca enfrentou Sinner pelo circuito, mas já cruzou uma vez com Tsitsipas e levou a pior na semi de Roterdã no ano passado.

Nem mesmo os 20 aces e o aproveitamento de saque na casa dos 70% foram suficientes para Aliassime ficar com a vitória, isso porque Lehecka foi ainda melhor e venceu 77% dos pontos de serviço. Os dois empataram nas bolas vencedoras, com 39 para cada lado, só que nos erros não forçados o tcheco cometeu 12 a menos (33 a 45).

Os quatro sets da partida foram definidos no detalhe. No primeiro e no segundo, uma quebra solitária foi o suficiente, com Aliassime saindo na frente e Lehecka empatando em 1 a 1. As duas parciais seguintes não tiveram break-points convertidos e ambas terminaram no tiebreak, nos quais o jovem tcheco levou a melhor e selou a vitória.

A eliminação de Aliassime coloca um ponto final na campanha dos tenistas que foram personagens principais na série da Netflix. O canadense era o único que ainda não havia caído, mas também não conseguiu ir muito mais longe e se juntou à lista que tem também Nick Kyrgios, Thanasi Kokkinakis, Matteo Berrettini, Taylor Fritz, Casper Ruud, Ajla Tomljanovic, Maria Sakkari, Paula Badosa e Ons Jabeur.

Comentários