Melbourne (Austrália) - Pelo segundo ano consecutivo, uma parceria da casa conquistou o título de duplas masculinas no Australian Open. Convidados para o torneio e algozes de rivais experientes, Jason Kubler e Rinky Hijikata venceram na final o monegasco Hugo Nys e o polonês Jan Zielinski na final deste sábado por 6/4 e 7/6 (7-4).
A equilibrada final teve apenas uma quebra de serviço, conquistada pela dupla australiana ainda no início. Eles aproveitaram o único break-point de todo o jogo e largaram com 3/1 no placar do primeiro set, sustentando a vantagem até o fim. Já no segundo set, inteiramente sem quebras, os australianos prevaleceram com duas ótimas devoluções no tiebreak para abrir vantagem e vencer o jogo.
WHAT DID WE JUST WITNESS?! THAT WAS INSANE! 😱😱
🖥️ #AusOpen LIVE | https://t.co/80XjQpwd6J#9WWOS #Tennis pic.twitter.com/sQ2MqOjW0M— Wide World of Sports (@wwos) January 28, 2023
Primeiro Slam da parceria, Kubler fez cinco cirurgias
Tanto Kubler, de 29 anos, quanto Hijikata, de apenas 21, disputaram a primeira final de Grand Slam de suas carreiras. Mais que isso, os dois sequer tinham títulos ou finais de ATP em simples ou duplas no circuito profissional. Eles repetem a conquista de Nick Kyrgios e Thanasi Kokkinakis da temporada passada. Antes desses dois títulos, o triunfo mais recente de uma dupla australiana em casa havia sido em 1997 com Todd Woodbridge e Mark Woodforde.
A campanha dos convidados contou com uma expressiva vitória nas quartas sobre o britânico Neal Skupski e o holandês Wesley Koolhof, principais cabeças de chave em Melbourne. Eles também venceram Harri Heliovaara e Lloyd Glasspool (cabeças 6) na segunda rodada e os experientes Marcel Granollers e Horacio Zeballos (cabeças 8) na semifinal.
The perfect conclusion to an unforgettable story 🏆
— TennisAustralia (@TennisAustralia) January 28, 2023
Congratulations Rinky and Jason 👏#GoAussies • #AO2023 pic.twitter.com/s9LnnQGZER
A conquista do Grand Slam australiano é ainda mais especial para Jason Kubler com sua recuperação e retorno às quadras. Com longo histórico de lesões no joelho, ocasionadas em parte por motivos hereditários, ele precisou passar por cinco cirurgias e só jogou no saibro entre 2011 e 2014. Ele chegou a cogitar o fim da carreira profissional ainda em 2016.
Vice-campeões eliminaram Matos e Vega na semi
Entre os vice-campeões em Melbourne, Hugo Nys está com 31 anos, tem quatro títulos em agora nove finais de ATP na carreira, enquanto Jan Zielinski já esteve em seis finais e venceu dois torneios. Juntos, conquistaram o ATP de Metz no ano passado e ainda buscam o primeiro Grand Slam. Eles foram algozes do brasileiro Rafael Matos e de seu parceiro espanhol David Vega Hernandez na primeira rodada.