Melbourne (Austrália) - A coleção de troféus de Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova ficou ainda maior neste domingo, quando a fortíssima parceria tcheca defendeu o título do Australian Open. Principais cabeças de chave, Krejcikova e Siniakova conquistaram o sétimo Grand Slam jogando juntas depois de vencerem na final as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara por 6/4 e 6/3.
Além de chegarem a mais um título, as tchecas venceram os últimos 24 jogos de Grand Slam que disputaram. No ano passado, elas foram campeãs na Austrália, Wimbledon e US Open, e só não jogaram juntas também em Roland Garros porque Krejcikova testou positivo para Covid-19 às vésperas do torneio. Esta é a primeira vez que uma dupla feminina defende o título em Melbourne desde as italianas Sara Errani e Roberta Vinci entre 2013 e 2014.
Parceiras desde os tempos de juvenil, Krejcikova está com 27 anos e Siniakova é um ano mais nova. Elas disputaram oitava final de Slam no tênis profissional. As primeiras conquistas foram em 2018, quando venceram de forma seguida Roland Garros e Wimbledon. Três anos depois, elas voltariam a ser campeãs em Paris, em um torneio perfeito para Krejcikova, também vencedora em simples. Vieram, então, as três conquistas do ano passado e mais a deste ano. A dupla acumula 14 títulos na elite do circuito, numa conta que também inclui conquistas como o outro olímpico em Tóquio e o WTA Finals de 2021.
"Estou muito feliz por ter este troféu novamente", disse Siniakova na entrevista coletiva após a partida deste domingo. "Olhando para trás, tudo o que conquistamos nos últimos meses é incrível. Estou muito orgulhosa e estamos jogando muito bem. Nosso espírito de equipe está funcionando".
"Devo dizer que há muito trabalho duro por trás disso", acrescentou Krejcikova. "Lembro-me de muitos torneios em que chegamos bem perto. Algumas vezes chegamos às semifinais em outros Slams e não conseguíamos passar. Estou muito feliz como parte desta geração de tênis, estamos tentando ser os melhores. Temos muito sucesso. Estou muito feliz e honrada com isso".
Quinta parceria com sete ou mais Grand Slam
Krejcikova e Siniakova formam agora a quinta parceria com mais títulos de Grand Slam na Era Aberta. As recordistas são Martina Navratilova e Pam Shriver com 20. Em segundo lugar estão empatadas as irmãs Venus e Serena Williams e também a parceria de Gigi Fernandez e Natasha Zvereva com 14 títulos. Já a dupla formada pela espanhola Virginia Ruano Pascual e pela argentina Paola Suarez acumula oito conquistas.
Japonesas disputaram a primeira final de Slam
Vice-campeãs de duplas em Melbourne, a experiente Aoyama está com 35 anos, enquanto Shibahara tem 24. Ambas chegaram a uma final de Grand Slam pela primeira vez na carreira. "Estamos muito felizes com a forma como temos jogado", disse Shibahara à imprensa. "Sinto que estamos melhorando a cada partida e que a final foi muito disputada. Obviamente, nossas adversárias eram muito boas e sólidas. E sinto que a experiência fez a diferença. Acho que da próxima vez teremos uma chance melhor. No geral, estou muito orgulhosa de como temos jogado juntas e muito animada com o que está acontecendo".
Domínio tcheco desde o início da partida
Signing off in style ✍️💙
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 29, 2023
Ahoj 👋🇨🇿 @BKrejcikova @K_Siniakova#AusOpen • #AO2023 pic.twitter.com/UDZULu5Q5a
Apesar de a final de duplas ter começado com games longos e oportunidades para os dois lados, Krejcikova e Siniakova construíram a vantagem desde cedo. Elas conseguiram uma quebra de serviço logo no game de abertura e salvaram dois break-points na sequência para fazer 2/0. Depois disso, não teriam mais o saque ameaçado até o fim do set.
Logo no início do segundo set, as tchecas conseguiram mais uma quebra de serviço, e novamente fizeram 2/0. Com uma sequência de boas devoluções, as japonesas conseguiram quebrar de volta e vencer três games seguidos. Mas um excelente winner de forehand de Krejcikova recolocou a dupla tcheca com uma quebra acima, agora liderando por 4/3. E depois disso, mantiveram o saque até a conquista de mais um Grand Slam.