Roterdã (Holanda) - Pela segunda semana consecutiva, Jannik Sinner disputará a final de um torneio em quadras duras e cobertas. Depois de ter conquistado seu sétimo título da carreira no último domingo em Montpellier, Sinner decide o ATP 500 de Roterdã. Ele venceu a semifinal deste sábado contra o convidado holandês Tallon Griekspoor, 61º do ranking, por 7/5 e 7/6 (7-5) em 1h55 de partida.
Sinner só perdeu um set durante a semana em Roterdã, e isso aconteceu ainda na partida de estreia, diante do francês Benjamin Bonzi. Depois disso, o jovem italiano de 21 anos e número 14 do ranking passou pelo grego Stefanos Tsitsipas, principal cabeça de chave, e pelo suíço Stan Wawrinka, antes da vitória sobre Griekspoor neste sábado. Ele tem 12 vitórias e apenas duas derrotas na temporada.
Unbelievable 🔥@janniksin defeats Griekspoor in INCREDIBLE fashion!#abnamroopen pic.twitter.com/fM506GqvbA
— Tennis TV (@TennisTV) February 18, 2023
Eliminado na semifinal, Griekspoor está com 26 anos e conquistou seu primeiro ATP no início da temporada, em Pune. Em janeiro, o holandês atingiu o melhor ranking da carreira, no 44º lugar. Durante a semana em Roterdã, ele conseguiu uma grande vitória sobre Alexander Zverev nas oitavas.
Com ótimo desempenho em finais, Sinner disputará sua nona decisão no circuito da ATP e só perdeu uma, no Masters 1000 de Miami de 2021. Neste domingo, às 11h30 (de Brasília), ele desafia o ex-número 1 do mundo Daniil Medvedev. O histórico de confrontos é amplamente favorável ao russo, que venceu os quatro duelos anteriores. Aos 27 anos, Medvedev ocupa o 11º lugar do ranking e vai em busca de seu 16º título.
Clutch 🤯@janniksin starting the tiebreak well!#abnamroopen pic.twitter.com/npvQbbrtGA
— Tennis TV (@TennisTV) February 18, 2023
Reconhecido por seu jogo agressivo de muita potência nos golpes, Sinner utilizou suas melhores armas para chegar à vitória neste sábado. E o italiano também contou com excelente desempenho no saque, já que não enfrentou break-points na partida. Durante o primeiro set, ele aproveitou a única chance de quebra que teve, quando já vencia por 6/5.
O cenário do segundo set foi parecido. Novamente os sacadores prevaleceram e não enfrentam break-points até o tiebreak. Griekspoor chegou a ficar a dois pontos da derrota quando perdia por 5/4, mas encaixou dois ótimos primeiros serviços. No game-desempate, Sinner abriu 5-3 e saque, cometeu um erro não-forçado ao jogar para fora um backhand na paralela. Mas ele recuperou a vantagem depois atacar o segundo saque do holandês e forçar o erro. Depois disso, fechou o jogo com um excelente lob em seu segundo match-point. Griekspoor fez mais winners na partida, 26 a 24, mas também errou mais, 26 a 22.