Notícias | Dia a dia
Iga mantém domínio e cede apenas dois games
21/02/2023 às 13h36

Campeã em Doha no último sábado, ela estreou em Dubai vencendo Leylah Fernandez

Foto: DDF Tennis Championships

Dubai (Emirados Árabes) - Três dias depois de conquistar o WTA 500 de Doha com apenas cinco games perdidos em toda a semana, Iga Swiatek deu mais uma mostra de seu domínio no circuito. A número 1 do mundo estreou no primeiro WTA 1000 da temporada em Dubai vencendo a canadense Leylah Fernandez por duplo 6/1 em 1h12 de partida. Foi sua segunda vitória sobre Fernandez no circuito.

Swiatek enfrenta nas oitavas a russa Liudmila Samsonova, 13ª do ranking, que nem precisou entrar em quadra, beneficiada pela desistência da chinesa Qinwen Zheng por dores abdominais. A líder do ranking mundial venceu um jogo duríssimo contra Samsonova na semifinal de Stuttgart do ano passado por 6/7 (4-7), 6/4 e 7/5. O reencontro será nesta quarta-feira, por volta das 8h (de Brasília).

Na temporada, Swiatek tem dez vitórias e apenas duas derrotas, para Jessica Pegula na United Cup e para Elena Rybakina ainda nas oitavas de final do Australian Open. Sua vantagem no ranking para a segunda colocada Aryna Sabalenka é de 4.800 pontos.

"Foi um jogo mais difícil do que o placar mostra. Eu precisava de tempo para me adaptar às condições. As quadras estão mais rápidas do que em Doha, mais próximas das que jogamos na Austrália. E no segundo set, ela teve alguns break-points. Mas consegui jogar um tênis sólido", avaliou Swiatek após a partida.

Durante a rápida partida em Dubai, Swiatek lidou muito bem as variações de jogo de Fernandez, que apostava em drop-shots para trazer a polonesa à rede e atacava as paralelas. A número 1 do mundo chegou a enfrentar alguns games longos no saque, mas foi muito superior nos ralis de fundo, com consistência defensiva e sabendo o momento certo de definir os pontos. Swiatek aproveitou seis dos sete break-points que teve, fez mais que o dobro de winners, 17 a 8, e cometeu 14 erros contra 23. A polonesa sofreu uma quebra quando já vencia o primeiro set por 4/0. E no início da segunda parcial, escapou de mais dois break-points, um deles com ace.

Eliminda na segunda rodada em Dubai, Fernandez foi finalista do US Open em 2021 e também fez boa campanha até as quartas de final de Roland Garros no ano passado. A canhora de 20 anos chegou a ocupar o 13º lugar no ranking, mas sofreu uma lesão no pé direito que a tirou de Wimbledon e comprometeu seu desempenho no segundo semestre. Nas últimas semanas, a canadense precisou jogar os qualis nos WTA 500 de Abu Dhabi e Doha. Ela vinha de vitória na estreia sobre a austríaca Julia Grabher.

Confira a programação desta quarta-feira em Dubai.

Quadra Central - 5h
[Q]Ana Bogdan (ROM) vs. [3]Jessica Pegula (EUA)
Madison Keys (EUA) vs. [15]Victoria Azarenka
[1]Iga Swiatek (POL) vs. [14]Liudmila Samsonova
Não antes de 12h
[13]Jelena Ostapenko (LET) vs. [2]Aryna Sabalenka
Barbora Krejcikova (TCH) vs. [12]Petra Kvitova (TCH)

Quadra 1 - 5h
Anhelina Kalinina (UCR) vs. Karolina Pliskova (TCH)
Não antes de 7h
[8]Belinda Bencic (SUI) vs. [RP]Karolina Muchova (TCH)
[5]Coco Gauff (EUA) vs. [9]Elena Rybakina (CAZ)

Comentários