Notícias | Dia a dia
Swiatek amplia invencibilidade com Gauff e faz final
24/02/2023 às 11h44

Dubai (Emirados Árabes) - Enfrentando a norte-americana Coco Gauff pela sexta vez no circuito, a polonesa Iga Swiatek ampliou sua invencibilidade e bateu mais uma vez a rival em sets diretos. Nesta sexta-feira, elas mediram forças pelas semifinais do WTA 1000 de Dubai e a número 1 do mundo marcou parciais de 6/4 e 6/2 para cima da ‘freguesa’.

Classificada para a final do torneio, Iga espera agora pela vencedora da segunda semi, que terá de um lado a tcheca Barbora Krejcikova e do outro a norte-americana Jessica Pegula. A polonesa tem duas vitórias em três jogos contra Krejcikova e soma cinco vitórias e apenas duas derrotas contra Pegula. Vencedora de 12 títulos de WTA, incluindo cinco de nível 1000, a polonesa de 21 anos disputará a 15ª final da carreira.

Mostrando grande forma sobre as quadras sintéticas do Oriente Médio, a polonesa não deu muitas chances para Gauff, que estava em um dia nada inspirado com o saque, vencendo menos da metade dos pontos disputados. Isso facilitou a vida de Swiatek, que aproveitou o fraco desempenho da norte-americana para anotar quatro quebras no decorrer da partida.

O primeiro set foi o que teve o placar menos elástico, mas muito em função de uma reação de Gauff na reta final. Depois de ver Iga abrir 5/2 e saque, ela devolveu uma das quebras de desvantagem com devoluções agressivas, salvou dois set-points como o saque no nono game, mas não resistiu ao firme tênis apresentado por Swiatek. A polonesa tentou tirar o peso da bola e variar alturas para reduzir o número de erros, e fechou a parcial no décimo game. 

Embalada com 1 a 0 no placar, Iga foi arrasadora no começo do segundo set e venceu os quatro primeiros games. Novamente Gauff esboçou reação e devolveu um dos breaks no sexto, mas no game seguinte voltou a ter o saque quebrado. A número 1 do mundo então confirmou o serviço que precisava para fechar a vitória e se garantir na final. A polonesa liderou a estatística de winners por 15 a 12 e cometeu 22 erros não-forçados contra 37 de Gauff. Além disso, a líder do ranking criou 10 break-points na partida, conquistando cinco quebras.

Comentários