Notícias | Outros
Copa Cosat 14 reúne juvenis em torneio na grama
24/02/2023 às 20h00

Bragança Paulista (SP) - Os principais juvenis sul-americanos da categoria 14 anos estarão reunidos num torneio em quadras de grama, simulando o piso de Wimbledon. Assim será a Copa Cosat 14, que acontecerá pela segunda vez no Brasil, em Bragança Paulista (SP), de 24 a 30 de abril.

A estrutura terá novamente como sede o HWT Sports Academy, que conta com oito quadras para proporcionar a experiência do tradicional Grand Slam. Os campeões e finalistas da Copa Cosat – tanto no masculino quanto no feminino – estarão classificados para um evento mundial, em Londres (Inglaterra), contra jovens de outros países. A viagem será com as despesas pagas pela Cosat e por Wimbledon.

Serão 32 meninos e 32 meninas em busca da decisão. Os atletas número 1 (conforme ranking Cosat de 13 de março) de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela se classificam diretamente, enquanto as outras vagas serão definidas pelas confederações locais. Por ser anfitrião, o Brasil tem direito a dois wild cards (convites).

A disputa terá a primeira etapa dividida em oito grupos, com quatro tenistas em cada. Os primeiros colocados avançam à fase eliminatória, tendo quartas de final, semifinal e final. Tanto os jogadores, quanto os capitães receberão passagens de avião e hospedagem pagas pela Cosat durante a semana.

A parceria com Wimbledon mostra o trabalho que a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) desenvolve ao trazer os grandes eventos tenísticos para o país. Em 2022, a entidade realizou também parcerias com o Australian Open e Roland Garros, torneios que devem voltar ao calendário neste ano.

“Assim como nos outros Grand Slam, a nossa união com Wimbledon impacta diretamente no desenvolvimento do nosso tênis de alto rendimento infantojuvenil, esta é a melhor forma de lapidarmos os nossos talentos. Agradeço a Wimbledon, à ITF, assim como ao Wilson Trecenti, proprietário da HWT, que acreditou e sonhou desde o início junto conosco", destaca Rafael Westrupp, presidente da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) e da CBT.

Comentários