Dubai (Emirados Árabes) - Não foi das mais tranquilas a estreia do sérvio Novak Djokovic no ATP 500 de Dubai. Embora o rival, o tcheco Tomas Machac, seja apenas o atual 130 do mundo, ele deu grande trabalho ao atual líder do ranking e inclusive venceu um set, mas no final acabou sendo superado com parciais de 6/3, 3/6 e 7/6 (7-1), em 2h27 de confronto.
O próximo oponente no caminho de 'Nole' será o holandês Tallon Griekspoor, que bateu o francês Constant Lestienne na primeira rodada com parciais de 6/4, 3/6 e 6/2. Os dois já mediram forças uma vez no circuito, dois anos atrás, na segunda rodada do US Open, com vitória do sérvio em sets diretos.
Djokovic foi o mais agressivo em quadra, tanto que disparou 10 bolas vencedoras a mais (44 a 34), mas também acabou cometendo 11 erros não forçados a mais (28 a 17). Com aproveitamento de serviço levemente superior, 63% contra 58%, o sérvio aproveitou melhor as oportunidades que teve, convertendo três dos seis break-points a seu favor, enquanto Machac aproveitou três em 10.
Logo no começo da partida o tcheco mostrou que venderia muito caro a derrota e teve 40-40 no game de serviço do número 1 do mundo, que foi o primeiro a quebrar, abrindo 3/1. Só que Machac reagiu imediatamente e devolveu o break. Djokovic completou a série de quebras com mais uma, no sexto game, e depois precisou apenas administrar a vantagem até o final.
Na segunda parcial, foi o tcheco que saiu na frente, vencendo os três primeiros games da disputa. E por pouco ele não abriu vantagem maior, com Djokovic salvando dois break-points no quarto. Machac passou firme pelos saques e só foi levar um susto na reta final, precisando salvar uma chance de quebra no último game antes de empatar a partida.
Valente, o atual 130 do mundo teve um break-point logo no começo do segundo set, mas não o converteu. Mais tarde, Djokovic abriu vantagem e chegou a marcar 4/1, só que o tcheco não esmoreceu e foi buscar o empate por 4/4. Os sacadores não deram mais brechas, confirmaram até o final e a decisão foi para o tiebreak, que foi dominado pelo sérvio, perdendo apenas um ponto na disputa.