Santiago (Chile) - Depois de vencer uma difícil partida de estreia no ATP 250 de Santiago nesta terça-feira, Thiago Monteiro destacou dois pontos decisivos para a vitória sobre o top 50 espanhol Albert Ramos. Em uma batalha com 3h de duração, o número 1 do Brasil acredita que foi importante se manter forte mentalmente e adotar uma estratégia agressiva nos pontos decisivos.
"Foi uma excelente vitória, sem dúvidas. Hoje me senti muito bem, foi um jogo bem duro. O Ramos é um jogador muito difícil de enfrentar em estreias", disse Monteiro, após a vitória por 7/5, 4/6 e 7/5 sobre o cabeça 5 do torneio chileno. Ramos vinha de duas boas campanhas no saibro, semifinal em Córdoba e quartas no Rio Open.
"Poderia fechar mais cedo no terceiro set, mas ele jogou muito bem e mostrou o porquê de ser o grande lutador que é e sempre muito consistente", acrescenta o cearense, que chegou a liderar o terceiro set por 5/2, permitiu o empate, mas voltou a quebrar o saque de Ramos no último game da partida.
"A chave hoje foi me manter forte mentalmente, sempre limpando os pensamentos. Tive chances que perdi, mas me mantive confiante, convicto no que estava fazendo. Também fui com uma atitude mais agressiva e com mais coragem nesses momentos para conseguir fechar o jogo", complementou o canhoto de 28 anos e 84º do ranking.
Monteiro volta a atuar às 18h (de Brasília) desta quarta-feira. Ele enfrenta enfrenta nas oitavas o italiano Marco Cecchinato, 91º colocado, que superou o argentino Facundo Bagnis por 6/2, 3/6 e 7/6 (7-3). O número 1 do Brasil levou a melhor no único duelo anterior contra Cecchinato, na final do challenger de Punta del Este de 2020.
"Sinto que me preparei bem por aqui, tive alguns dias de treino e também gosto das condições. Foi uma ótima vitória para começar a semana e agora é se preparar para a próxima partida".