Notícias | Dia a dia
Rublev bate Zverev pela 1ª vez e faz final em Dubai
03/03/2023 às 12h15

Dubai (Emirados Árabes) - Atual campeão do ATP 500 de Dubai, o russo Andrey Rublev aproveitou seu melhor momento e derrotou o alemão Alexander Zverev pela primeira vez no circuito profissional. Abrindo as semifinais de simples nesta sexta-feira, o cabeça de chave número 2 do torneio fez um jogo muito firme e levou a melhor em sets diretos, com parciais de 6/3 e 7/6 (11-9), após 1h58 de embate.

Na final de sábado, o russo terá pela frente o vencedor da partida entre o compatriota Daniil Medvedev e o sérvio Novak Djokovic. Rublev tem desvantagem no retrospecto contra seus dois possíveis rivais, perdeu quatro em seis embates com o conterrâneo e soma três derrotas em quatro partidas contra o atual número 1 do mundo.

Será a 18ª final de ATP da carreira do russo de 25 anos, que tem 12 títulos e 5 vice-campeonatos. Ele não chegava a uma decisão desde a conquista do ATP 250 de Gijón no ano passado. Rublev também tenta ser apenas o terceiro a defender um título em Dubai, se juntando a Djokovic e ao suíço Roger Federer.

Derrotado por Zverev em todos os cinco encontros anteriores, sem conseguir vencer um set sequer neles, Rublev tratou de quebrar a primeira escrita ao largar na frente no placar. Ele abriu a parcial inicial vencendo os dois primeiros games, viu o germânico igualar por 2/2, mas logo em seguida anotou mais uma quebra e permaneceu na frente até fechar o set com outro break.

A disputa se intensificou no segundo set, com os dois jogadores sacando muito bem. O único break-point da parcial veio no 12º game, quando Zverev salvou um match-point para forçar a disputa do tiebreak, em que Rublev desperdiçou quatro match-points, salvou um set-point e fechou o jogo em uma grande passada junto à rede.

"Não sei como consegui, já estava pensando que poderia ter um terceiro set e estava preparado mentalmente para isso. Mas no 9-9 eu consegui uma grande devolução e venci um tiebreak super intenso", afirmou Rublev na entrevista em quadra. Ele terminou a partida com um winner a menos (22 a 23) e com quatro erros não forçados também a menos (14 a 18).

Embora esta tenha sido a primeira vitória sobre Zverev no profissional, o russo havia conseguido bater o rival uma vez em um torneio juvenil canadense em 2013, mesmo ano em que sofreu derrotas na França e nos EUA. "Somos grandes amigos, jogamos juntos desde os 10 anos. Fui para a quadra hoje pensando que não tinha nada a perder e que se perdesse era só mais uma derrota", brincou Rublev.

Comentários