Santiago (Chile) - Quase quatro anos depois do primeiro e único título de ATP conquistado na carreira, o chileno Nicolas Jarry terá nova chance de erguer um troféu de peso no circuito internacional. O tenista de 27 anos e atual número 87 do ranking levou a torcida à loucura na noite deste sábado, ao virar a partida contra o espanhol Jaume Munar, com parciais de 1/6, 7/6 (7-4) e 6/1.
Seu adversário deste domingo será Tomas Etcheverry, que nunca foi tão longe num ATP. Aos 23 anos e número 76 do ranking, ele derrotou o compatriota Sebastian Baez em sets diretos e placar de 7/5 e 6/3.
Ex-38º do mundo antes de sofrer punição por doping, Jarry ganhou um 'special-exempt' em Santiago por ter chegado inesperadamente à semifinal do Rio Open, numa semana de expressivas vitórias sobre Lorenzo Musetti e o Baez, além de ter ficado perto de bater Carlos Alcaraz.
Em Santiago, enfrentou apenas um cabeça, Diego Schwartzman, e venceu num duro terceiro set. Com a campanha, irá garantir o 69º posto e será 52º em caso de título. Na partida deste sábado, chegou a estar 0/2 atrás no segundo set, virou para 4/2 e 6/3 mas ainda assim precisou do tiebreak para empatar o placar.
Etcheverry tem obtido resultados consistentes e figura no top 100 do ranking desde abril do ano passado. A campanha em Santiago o levará a uma inédita 60ª posição e o eventual título, a um lugar no top 50.