Monterrey (México) - A temporada de recuperação de Donna Vekic continua. A croata de 26 anos derrotou na noite deste domingo uma dura partida contra a francesa Caroline Garcia e ergueu o troféu do WTA 250 de Monterrey, ao anotar as parciais de 6/4, 3/6 e 7/5.
Esta foi a 11ª vez que Dokic derrotou uma adversária de nível top 10. Desde outubro, soma 21 vitórias em 25 possíveis, incluindo qualificatórios.
2023 @Abierto_GNP singles champion 🏆@DonnaVekic secures her fourth career title with a win over the No.1 seed Garcia, 6-4, 3-6, 7-5! pic.twitter.com/W7vfIUsEJ2
— wta (@WTA) March 6, 2023
Monterrey se torna a quarta conquista de sua carreira em 11 finais já disputadas, sendo três títulos sobre a quadra dura em sete tentativas.
A ótima campanha em Monterrey fez com que atingisse 14 vitórias na temporada, número inferior apenas à própria Garcia e à Belinda Bencic, que somam 15.
De quebra, irá sair do atual 31º posto do ranking e voltar ao 24º, ficando apenas cinco posições atrás do seu recorde pessoal.
Vekic e Garcia já haviam se enfrentado outras nove vezes no circuito, desde 2012, e a croata levava pequena vantagem de 5 a 4, porém incluindo as duas mais recentes, entre elas a primeira rodada do torneio olímpico do ano passado.
Quebra logo no terceiro game abriu caminho para Vekic levar o primeiro set neste domingo, ainda que Garcia tenha tido três chances de empatar o placar no 10º game. A croata dominava a partida e abriu 2/0 na série seguinte, mas vacilou e permitiu o empate no quarto game.
Garcia então subiu de nível, aproveitou um 15-40 para chegar a 4/2 e levar a decisão ao set decisivo. Aí Vekic ficou sob pressão a maior parte do tempo, tendo salvado quatro break-points no game inicial e mais quatro no sétimo, o que se mostrariam essenciais. A top 5 sentiu a pressão e perdeu o game final de saque sem ganhar ponto.
The Donna Dance™️@DonnaVekic | #AbiertoGNPSeguros pic.twitter.com/jZzAZTQ3mG
— wta (@WTA) March 6, 2023