Santiago (Chile) - O complemento da rodada do challenger de Santiago foi de bons resultados para o tênis brasileiro. Thiago Wild manteve o embalo depois de ter passado pelo quali e estreou com uma vitória expressiva na chave principal, juntando-se a João Lucas Reis nas oitavas, enquanto Fernando Romboli venceu seu primeiro jogo de duplas no torneio.
Wild, de 22 anos e 400º do ranking, surpreendeu o argentino Juan Manuel Cerundolo, cabeça 5 do torneio e 104º do mundo, com parciais de 6/3 e 6/4 em apenas 1h17 de partida. Foi a primeira vitória do paranaense em três jogos contra o rival argentino no circuito profissional. Ele quebrou três vezes o saque de Cerundolo e só perdeu um game de serviço na partida.
"Aqui um lugar que eu sempre tenho boas sensações e sempre jogo em um bom nível de tênis, desde o juvenil. Gosto bastante das condições, de jogar na altitude e com um pouco mais de velocidade", disse Wild, que vem de um vice-campeonato de duplas no ATP de Santiago na última semana. Também na capital chilena, venceu o ATP de simples em 2020. Seu próximo rival pode ser o chileno Tomas Barrios Vera ou o peruano Gonzalo Bueno.
Já Fernando Romboli e o filipino Ruben Gonzales venceram os argentinos Thiago Tirante e Juan Bautista Torres por 6/7 (7-9), 6/3 e 10-4 para avançarem às quartas de final. Os próximos rivais podem ser os irmãos peruanos Conner e Arklon Huertas Del Pino ou os chilenos Benjamin Torres e Nicolas Villalon.
A parceria formada pelo gaúcho Orlando Luz e o paulista Marcelo Zormann estreia contra o italiano Franco Agamenone e o argentino Hernan Casanova, enquanto Daniel Dutra da Silva e o argentino Mariano Navone enfrentam o italiano Federico Gaio e o também argentino Renzo Olivo. Já Thiago Wild e o francês Hugo Gaston desafiam os italianos Luciano Darderi e Andrea Vavassori, cabeças 2.