Santiago (Chile) - A parceria nacional formada pelo pernambucano João Lucas Reis e o catarinense Pedro Boscardin conquistou o título de duplas do challenger de Santiago. Os brasileiros venceram neste sábado o equatoriano Diego Hidalgo e o colombiano Cristian Rodriguez, principais cabeças de chave do torneio, por 6/4, 3/6 e 10-7.
Este é o primeiro título de challenger para os dois jogadores brasileiros, que jogaram juntos pela primeira vez no circuito profissional. Reis, de 22 anos, tem ainda mais oito títulos no circuito profissional da Federação Internacional, enquanto Boscardin está com 20 anos e já venceu dois torneios da ITF.
A conquista na capital chilena rende 75 pontos no ranking de duplas da ATP. Reis é o número 301 do mundo em simples e 381º colocado entre os especialistas em duplas. Boscardin é o 368º do ranking em simples e 637º nas duplas.
O primeiro set da final teve apenas uma quebra, com Reis e Boscardin muito firmes nos games de saque. Eles não enfrentaram break-points e cederam só quatro pontos no serviço, além de aproveitarem a chance já na reta final do set. Hidalgo e Rodriguez deram o troco na segunda parcial, que teve oportunidades para os dois lados, mas novamente só uma quebra.
O match-tiebreak também vinha com domínio dos sacadores, e a dupla brasileira só precisou vencer um ponto no saque dos adversários, com um winner de devolução de João Reis quando o placar estava 7-7. Com vantagem mínima, os brasileiros cuidaram bem do serviço, em uma formação com o catarinense no fundo e o pernambucano na rede para confirmareem a vitória.
Y aquí están, los grandes campeones de la Copa Kia Challenger de Santiago 2023. Hablamos de la dupla 🇧🇷 Pedro Boscardin y Joao Lucas Reis Da Silva, quienes vencieron 6-4, 3-6 y 10-7 a la dupla 🇨🇴🇪🇨Cristian Rodriguez y Diego Hidalgo. pic.twitter.com/jHr1Q8GRMQ
— Copa Kia Challenger de Santiago 2023 (@KiaChallenger) March 11, 2023
"Foi uma partida muito dura, a mais difícil de todo o torneio. Era muito difícil quebrar o saque deles. Então estávamos focados em manter o nosso saque. O nível de tênis foi muito alto em toda a partida. Gosto de jogar aqui em Santiago, que é um pouco mais rápido e fica mais fácil para manter o saque", disse João Reis após o jogo deste sábado.
Boscardin complementou. "Perdemos o saque uma vez no segundo set, mas seguimos tranquilos. Estávamos nos sentindo bem e confiantes, e no final conseguimos fechar. Estou super feliz. Foi uma vitória um pouco inesperada, pois assinamos como alternates e tomamos 6/0 no primeiro set do torneio, mas aos fomos poucos jogando melhor".
O catarinense agora segue para o quali do challenger de Viña del Mar. "Essa semana joguei bem simples também, a vaga na chave escapou nos detalhes contra um cara que está perto do top 100 (o francês Hugo Gaston). Agora é ir para Viña del Mar que amanhã já tem jogo".
Yamacita cai na semifinal na Argentina
Depois de entrar na chave como lucky-loser, o paranaense Fernando Yamacita caiu na semifinal do ITF M25 de Rio Cuarto, em quadras de saibro na Argentina. O jogador de 25 anos e 790º do ranking foi superado pelo espanhol Pol Martin Tiffon, cabeça 2 do evento e 288º do mundo, por duplo 6/2. Pela campanha, Yamacita recebe 8 pontos na ATP. O melhor ranking de sua carreira é o 704º lugar, alcançado em janeiro.