Miami (EUA) - Atual campeã do WTA 1000 de Miami, a número 1 do mundo Iga Swiatek não defenderá o título conquistado no ano passado. Por meio das redes sociais, a polonesa anunciou sua desistência do torneio e também do confronto contra o Cazaquistão pela Billie Jean King Cup, que acontece duas semanas após a disputa na Flórida.
“Vocês sabem que em Doha eu sofri com uma forte infecção, consegui continuar jogando, mas depois isso me levou a um problema nas costelas. Tentemos lidar com isso conforme eu seguia competindo, desde que fosse seguro”, escreveu a líder do ranking em sua conta no Twitter.
“Analisamos novos dados com meu médico nos últimos dias, ele preparou um diagnóstico e infelizmente ainda sinto um desconforto e um pouco de dor, por isso não consigo competir. Preciso de um tempo para me recuperar e, para que isso aconteça, tenho que desistir de Miami e da Billie Jean King Cup”, acrescentou a polonesa de 21 anos
Eliminada nas semifinais em Indian Wells, caindo diante da cazaque Elena Rybakina, que depois se sagou campeã do torneio, Swiatek estrearia em Miami contra a norte-americana Claire Liu. A cabeça de chave 1 será substituída pela lucky-loser austríaca Julia Grabher.
“Manterei vocês informados sobre onde eu jogarei depois, porque agora depende do meu processo de recuperação e da recomendação dos médicos. Tenho o melhor time me apoiando e só precisando de tempo para lidar com essa lesão”, falou Iga, que não escondeu a frustração em não participar de dois torneios tão importantes.
“Foi realmente difícil não jogar Miami e a BJK Cup, mas a saúde é a coisa mais importante. Ainda bem que este é o primeiro problema que tenho em muito tempo e pude competir em forma perfeita por um longo período, mas o esporte é assim, essas coisas acontecem às vezes e não temos controle. É aceitar e voltar o mais rápido possível”, finalizou.
🎾 It was a very difficult decision to make but I have no doubts that health is the most important. ⤵️
— Iga Świątek (@iga_swiatek) March 22, 2023
🎾 To była naprawdę bardzo trudna decyzja, ale nie mam wątpliwości, że zdrowie jest absolutnie najważniejsze. ⤵️ pic.twitter.com/HjBqrANmy0