Miami (EUA) - Campeã de Indian Wells há oito dias, Elena Rybakina mantém o embalo no WTA 1000 de Miami e já está nas quartas de final. A cazaque marcou nesta segunda-feira sua nona vitória seguida no circuito, ao superar a belga Elise Mertens, 39ª do ranking, por 6/4 e 6/3 em 1h46 de partida.
Além das nove vitórias entre Indian Wells e Miami, a cazaque ganhou dois jogos em Dubai em fevereiro, antes de abandonar o evento por por lesão nas costas. Ela ganhou 19 jogos neste início de temporada e perdeu apenas quatro. Sua derrota mais recente foi para Beatriz Haddad Maia em Abu Dhabi.
1⃣1⃣ wins in a row and counting... 👊
No.10 seed Elena Rybakina extends her winning streak and moves into the last eight in Miami for the first time! #MiamiOpen pic.twitter.com/bE7lvkPUKa— wta (@WTA) March 27, 2023
Número 7 do mundo, Rybakina enfrenta nas quartas de final a italiana Martina Trevisan, 24ª do ranking, que havia vencido a letã Jelena Ostapenko, 22ª colocada, por duplo 6/3 na abertura da programação do dia. O confronto diante da canhota de 29 anos e inédito no circuito profissional.
A cazaque de 23 anos mais uma vez mostrou poder de reação na partida desta segunda-feira, assim como havia acontecido na estreia contra Anna Kalinskaya e também no último sábado diante de Paula Badosa, em que salvou um match-point. Isso porque, Mertens chegou a estar vencendo o set inicial por 4/3 e saque, mas Rybakina assumiu o controle da partida, chegando a vencer seis games seguidos para abrir 3/0 no segundo set.
Right on the 💰
— wta (@WTA) March 27, 2023
Elena Rybakina | #MiamiOpen pic.twitter.com/Pfxe761gVu
Cada vez mais adaptada às condições mais rápidas de Miami, a atual campeã de Wimbledon conseguiu se impor com um tênis agressivo, golpes potentes, e eficácia no saque nos momentos mais importantes. Um exemplo disso foi quando ela vencia o segundo set por 3/1 e fechou a porta para a reação de Mertens ao salvar quatro break-points. E depois disso, não teria mais o serviço ameaçado até o final do jogo, apesar só confirmar a vitória no quarto match-point.
"Não comecei muito bem. É difícil jogar aqui, mas tentei encontrar um caminho de vencer em dois sets. Saquei bem hoje, mas ainda há muita coisa para melhorar. Eu estava muito frustrada a cada ponto, isso é algo que preciso trabalhar para a próxima partida, ser mais positiva em quadra, e espero melhorar", disse Rybakina durante a entrevista em quadra. Ela disparou 10 aces na partida, liderou a contagem de winners por 25 a 19, e cometeu 22 erros não-forçados, mesmo número que sua adversária.
Cirstea chega às quartas em Miami pela primeira vez
Pela primeira vez em sua carreira profissional, Sorana Cirstea chegou às quartas de final em Miami. A experiente romena, que completará 33 anos em abril, venceu nesta segunda-feira a canhota tcheca Marketa Vondrousova por 7/6 (7-3) e 6/4.
Cirstea, ex-número 21 do mundo e atual 74ª colocada, disputa o torneio em todos os anos Miami desde 2008, tendo caído ainda no quali nas temporadas de 2016 e 2019. Até então, sua melhor campanha era a de oitavas de final em 2013. Sua próxima rival virá da partida entre Aryna Sabalenka e Barbora Krejcikova.
YET to drop a set 🔥@sorana_cirstea takes out Vondrousova 7-6(3), 6-4 to reach her first quarterfinal in Miami where she will face either Krejcikova or Sabalenka...#MiamiOpen pic.twitter.com/WM02HKNgEP
— wta (@WTA) March 27, 2023