San Luis Potosi (México) - A estreia de Laura Pigossi no WTA 125 de San Luis Potosi foi com resultado positivo. Segunda melhor brasileira no ranking, a atual 102ª do mundo superou a venezuelana vinda do quali Andrea Gamiz, 406ª colocada, com parciais de 4/6, 6/1 e 6/2 em 2h24 de partida. Foi a primeira vitória de Pigossi em cinco jogos contra Gamiz no circuito.
Oitava cabeça de chave no México, Pigossi tem nesta semana uma nova chance de voltar ao top 100, posição que ocupou em agosto do ano passado. A vitória na estreia rende 15 pontos na WTA para a paulista de 28 anos, que pode fazer 29 pontos se chegar às quartas. O torneio no México vale 160 pontos no ranking.
A adversária de Laura Pigossi nas oitavas será a jovem norte-americana Katrina Scott, de 18 anos e 162ª do ranking, que venceu a compatriota Whitney Osuigwe, 211ª colocada, por 6/0 e 6/3.
"Tem bastante altura aqui. A bola está bem viva e quicando bastante. As meninas jogando hoje estavam com um pouco de dificuldade de controlar a bola", avaliou Pigossi sobre as condições do torneio desta semana. Depois de atuar no México, ela jogará o WTA 250 de Bogotá, evento em que foi vice-campeã no ano passado.
Apesar da altitude superior a 1.800m e do tempo mais seco, combinação que faz com que o jogo fique mais rápido, mesmo no saibro, o primeiro set teve muitos ralis longos. Pigossi chegou a liderar o placar por 4/1, mas Gamiz reagiu. Utilizando slices e bolas curtas, a venezuelana não deu ritmo e chegou a vencer cinco games seguidos.
No segundo set, Pigossi cuidou muito bem dos games de serviço e não enfrentou break-points. Além disso, conseguiu quebrar três vezes o serviço da rival, assumindo o controle da partida. Já no terceiro set, foram duas novas quebras a favor da brasileira, que abriu 5/1 no placar. Gamiz chegou a diminuir a diferença, mas a vantagem construída pela paulista foi suficiente para vencer o jogo.