Notícias | Dia a dia
Cirstea derruba Sabalenka e chega à semi em Miami
29/03/2023 às 15h47

A experiente romena tenta voltar a uma final de WTA 1000 depois de dez anos

Foto: Jimmie48/WTA

Miami (EUA) - A excelente campanha de Sorana Cirstea em Miami ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira, quando a experiente romena de 32 anos e atual 74ª do rnaking avançou à semifinal. Ainda sem perder sets no torneio, ela bateu a número 2 do mundo Aryna Sabalenka por duplo 6/4 em 1h25 de partida. Cirstea tem apenas dois títulos no circuito e busca a sétima final da carreira e a segunda em WTA 1000. Há dez temporadas, em 2013, ficou com o vice em Toronto.

Em busca de uma vaga na final de Miami, Cirstea enfrenta a vencedora da partida entre Ekaterina Alexandrova, 18ª do ranking, e Petra Kvitova, número 12 do mundo. A romena já enfrentou Kvitova dez vezes, com vantagem tcheca no histórico por 6 a 4. Já um eventual confronto contra a russa seria inédito no circuito profissional.

Cirstea marcou sua 20ª vitória contra top 10 na carreira e a terceira na temporada. Ela já havia vencido a francesa Caroline Garcia, número 4 do mundo, tanto em Indian Wells quanto em Miami. Ex-número 21 do mundo, a romena disputa o torneio em todos os anos Miami desde 2008, tendo caído ainda no quali nas temporadas de 2016 e 2019. Até então, sua melhor campanha era a de oitavas de final em 2013.

Por sua vez, Sabalenka sofreu apenas a terceira derrota em 23 jogos disputados neste início de temporada. A jogadora de 24 anos conquistou em janeiro seu maior título da carreira, no Australian Open, e também foi campeã em Adelaide. Há dez dias, decidiu o WTA 1000 de Indian Wells, mas ficou com o vice, diante de Elena Rybakina. 

Sabalenka teve o serviço quebrado logo no game de abertura e saiu perdendo por 2/0. A número 2 do mundo vinha cometendo muitos erros e não conseguia ameaçar o serviço de Cirstea. Somente no oitavo game que a vice-líder do ranking pôde buscar o empate, com excelentes devoluções. Mas um game com poucos primeiros serviços em quadra fez com que a romena recuperasse a vantagem e definisse a parcial com um ace. Cada jogadora fez 7 winners na parcial, e Sabalenka fez dois erros não-forçados a mais, 7 a 5.

O roteiro do segundo set foi parecido, com Cirstea abrindo vantagem, permitindo o empate por 2/2, mas recuperando a vantagem no sétimo game. A romena seguia jogando de forma muito firme do fundo de quadra, enquanto a bielorrussa vinha errando devoluções e acumulando duplas faltas. Cirstea abriu 5/3 e chegou o momento de sacar para o jogo, em que ela salvou dois break-points para conseguir a vitória. Sabalenka até fez mais winners na partida, 21 a 16, mas cometeu 21 erros não-forçados contra só 9 da romena.

Comentários