Notícias | Top Spin
Billie Jean é indicada à Medalha de Ouro do Congresso
31/03/2023 às 15h58

Washington (EUA) - Cinquenta anos depois de Billie Jean King ter ajudado a formar a WTA, ela foi indicada para a Medalha de Ouro do Congresso, a primeira atleta feminina a ser homenageada com esta distinção.

King é amplamente reconhecida por seu esforço ao longo da vida por defender os direitos das mulheres, principalmente sua defesa incansável por salários iguais.

“Estou honrada em ser considerada para a Medalha de Ouro do Congresso”, disse King. “Quero agradecer aos congressistas Fitzpatrick e Sherrill e à USTA por sua liderança e apoio ao esforço enquanto nos unimos para celebrar o 50º aniversário da igualdade de prêmios em dinheiro no US Open.”

Em 1973, o US Open se tornou o primeiro evento esportivo da história a oferecer prêmios iguais em dinheiro para competidores masculinos e femininos, com cada um competindo por um total de US$ 100.000, incluindo um pagamento de US$ 25.000 para o campeão individual masculino e feminino.

"Talvez não haja atleta mais merecedora da Medalha de Ouro do Congresso do que Billie Jean King", disse Brian Hainline, presidente do conselho e presidente da USTA. "Talvez o mais impressionante sobre seu legado seja que sua grandeza dentro e fora da quadra não apenas inspirou inúmeras meninas e mulheres a também buscarem sua própria grandeza, mas pressionou para que fossem devidamente compensadas por esses esforços.”

Até hoje, King continua a defender direitos iguais. “Esta é uma mulher que realmente impactou a vida de tantas pessoas”, disse a congressista Mikie Sherrill. “Ainda não estamos onde precisamos ou queremos estar, mas não estaríamos nem perto de onde estamos hoje sem Billie Jean King.”

King foi indicada duas vezes ao Hall of Fame. A primeira por suas realizações individuais em 1987, e a segunda, há apenas dois anos, como membro do Original 9.

Comentários