Miami (EUA) - Em uma das melhores partidas da temporada, Jannik Sinner venceu uma disputa de altíssimo nível contra Carlos Alcaraz e garantiu seu lugar na final do Masters 1000 de Miami. Vice-campeão do torneio há duas temporadas, o italiano de 21 anos e número 11 do ranking vai em busca do maior título da carreira. marcou as parciais de 6/7 (4-7), 6/4 e 6/2 em 3h01 de partida.
O resultado serviu como uma revanche para Sinner, superado pelo espanhol na semifinal de Indian Wells há duas semanas. O histórico de confrontos entre eles na elite do circuito agora está empatado por 3 a 3. As outras vitórias do italiano foram na grama de Wimbledon e também na final de Umag, no saibro, no ano passado, enquanto o espanhol também levou a melhor no Masters de Paris há duas temporadas e num duelo de 5h15 no último US Open.
JANNIK’S NIGHT 🇮🇹@janniksin ends Alcaraz’ Sunshine Double hopes for his first victory over a world No.1!#MiamiOpen pic.twitter.com/Hp45kuyzj3
— Tennis TV (@TennisTV) April 1, 2023
Além disso, a derrota nesta sexta-feira faz com que Alcaraz perca a liderança do ranking para Novak Djokovic. O espanhol de 19 anos precisava defender o título para se manter como número 1. Por outro lado, Sinner está voltando ao top 10 e tem chance de terminar o torneio na sexta posição em caso de título.
O adversário de Sinner na final do próximo domingo será o ex-número 1 e atual quinto colocado Daniil Medvedev. O italiano tentará uma vitória inédita contra o russo, vencedor dos cinco duelos anteriores entre eles. Medvedev está com 27 anos, tem 18 títulos na carreira, e busca o quarto troféu de Masters 1000.
OUT.
— Tennis TV (@TennisTV) March 31, 2023
OF.
THIS.
WORLD.
🤯 @janniksin @carlosalcaraz #MiamiOpen pic.twitter.com/YjwASznMS5
O primeiro set foi disputado com muita intensidade e teve pontos incríveis do fundo de quadra. No momento em que esses dois jovens jogadores de estilo agressivo vão incorporando cada vez mais recursos, a disputa teve longos ralis de fundo, com ótimas transições da defesa para o ataque dos dois lados.
Um dos pontos mais marcantes do set foi uma passada de Sinner de bate-pronto na cruzada, explorando uma subida do rival à rede para finalizar um rali cheio de alternativas. Primeiro a conseguir uma quebra de saque na partida, o italiano chegou a liderar por 4/1, mas errou um smash no momento em que poderia abrir duas quebras de vantagem. Alcaraz confirmou o serviço e reagiu na partida, com ótimas devoluções para buscar o empate por 4/4.
O espanhol voltou a quebrar e sacou para o set quando vencia por 6/5, mas Sinner salvou um set-point e devolveu a quebra. Já no tiebreak, o italiano chegou a liderar por 4-2, mas errou uma curtinha que morreu na rede. Alcaraz foi o jogador mais agressivo em quadra na reta final do set e venceu cinco pontos seguidos para fechar a parcial. O espanhol liderou a contagem de winners por 14 a 10 e cometeu 19 erros contra 20 do rival.
Forgive me Father for I have Sinner 🙏@janniksin #MiamiOpen pic.twitter.com/JD8a2DLyHJ
— Tennis TV (@TennisTV) April 1, 2023
Sinner começou melhor no segundo set, ao conseguir uma quebra logo cedo e escapar de um 15-40 para sair vencendo por 2/0. Mas Alcaraz devolveu a quebra pouco depois. Ambos os jogadores davam raros sinais de desgaste, com o italiano alongando a perna direita e o espanhol recebendo o fisioterapeuta em uma das viradas de lado. Com o placar empatado por 4/4, Alcaraz teve dois break-points e não aproveitou. Sinner agarrou a chance, venceu 15 dos últimos 17 pontos do set, e fez três games seguidos para empatar a partida. Ele fez 9 a 4 nos winners e cometeu 12 erros contra 13.
Alcaraz foi ao vestiário no intervalo entre os sets e também se queixou de cãimbras. O italiano havia atuado pelas quartas de final há dois dias, enquanto o espanhol jogou na noite passada, por conta das constantes chuvas ao longo da semana. Melhor fisicamente, Sinner abriu vantagem logo cedo no último set e fez 2/0, além de confirmar seus primeiros games de serviço de forma muito tranquila. Alcaraz até teve um break-point quando perdia por 3/2, o rival se salvou com ótimo saque. Pouco depois, o espanhol fez duas duplas faltas no game em que Sinner voltou a quebrar e fez 5/2, antes de definir a partida em seu saque.
Cada jogador fez 24 winners na partida, mas Alcaraz cometeu 47 erros não-forçados contra 39 de Sinner. O italiano disparou 8 aces no jogo e aproveitou seis dos 12 break-points que teve, enquanto o espanhol também criou 12 oportunidades de quebra e só aproveitou três. Destaque também para o número de duplas faltas do espanhol, 9 no total, sendo três no set decisivo.