Bogotá (Colômbia) - Finalista da edição passada do WTA 250 de Bogotá, Laura Pigossi será a sexta cabeça de chave no torneio deste ano. A número 2 do Brasil e 102ª do mundo tem 198 pontos a defender na próxima semana, já que veio do quali em 2022. A competição em quadras de saibro na capital colombiana distribui US$ 259 mil em premiação, com 280 pontos no ranking para a campeã.
Pigossi estreia nesta segunda-feira ao meio-dia (de Brasília) contra a convidada local Antonia Samudio, jogadora de 21 anos e que aparece atualmente apenas no 1.035º lugar no ranking de simples da WTA, com 13 pontos. Nas duplas, a colombiana ocupa o 796º lugar do ranking profissional.
+ Ingrid terá parceira mexicana, Laura também joga duplas
+ Carol Meligeni vence mais uma e fura o quali de Bogotá
Caso confirme o favoritismo na primeira rodada, a paulista de 28 anos poderá enfrentar a espanhola Marina Bassols Ribera, 124ª do ranking, ou a sérvia vinda do quali Natalija Stevanovic, 224ª colocada. Uma vitória na chave em Bogotá rende 30 pontos no ranking, com chance de 60 pontos para quem chegar às quartas.
O quadrante de Pigossi em Bogotá é o mesmo da espanhola Nuria Parrizas Diaz, cabeça 3 do evento e número 88 do mundo, que estreia contra a britânica Francesca Jones. Quem passar pode enfrentar a canadense Carol Zhao ou a argentina Maria Carlé.
Do mesmo lado da chave está a atual campeã e cabeça 2 Tatjana Maria. A veterana alemã de 35 anos e 65ª do ranking enfrenta a jovem norte-americana de 18 anos Katrina Scott, podendo enfrentar nas oitavas Carolina Meligeni Alves, que veio do quali, ou a ucraniana Dayana Yastremska. O quadrante ainda tem a cabeça 8 argentina Nadia Podoroska.
Mertens é a principal favorita em Bogotá
A belga Elise Mertens, ex-número 12 do mundo e atual 39ª do ranking, será a principal cabeça de chave em Bogotá. Ela estreia contra a sueca Mirjam Bjorklund. Se vencer, pode enfrentar a eslovena Tamara Zidansek ou a húngara Reka-Luca Jani, com chance de duelo com a experiente italiana Sara Errani nas quartas ou com a a espanhola Sara Sorribes na semi. A russa Kamilla Rakhimova é a quarta cabeça de chave e enfrenta a cipriota Raluka Serban na estreia. Há chance de duelo nas oitavas contra a ex-top 5 canadense Eugenie Bouchard, adversária da suíça Ylena In-Albon.