Miami (EUA) - A forte parceria norte-americana de Coco Gauff e Jessica Pegula conquistou neste domingo o título de duplas no WTA 1000 de Miami. É o quinto torneio que elas vencem jogando juntas e o terceiro de nível 1000. Gauff e Pegula venceram duas canhotas na final, a canadense Leylah Fernandez e a também anfitriã Taylor Townsend, por 7/6 (8-6) e 6/2 em 1h25 de partida.
Gauff e Pegula já haviam vencido os WTA 1000 de Doha e Toronto no ano passado. Também em 2022, venceram um 500 em San Diego. Já neste ano, voltaram a conquistar o torneio de Doha, mas em nível 500. Aos 29 anos, Pegula tem agora sete títulos profissional de duplas no circuito, enquanto a ex-número 1 de duplas Coco Gauff acumula oito conquistas aos 19 anos. É a primeira vez desde 1991 que uma dupla 100% norte-americana vence em Miami.
Feeling the love in the 305 ☀️@CocoGauff and @JLPegula move past Townsend/Fernandez for the doubles title!#MiamiOpen pic.twitter.com/NuYLLLLPU1
— wta (@WTA) April 2, 2023
"Este torneio é um daqueles torneios que você cresce assistindo, e acho que parece ainda mais especial do que alguns dos outros 1000 que ganhamos. Fazer isso na frente da nossa família significa muito", disse Coco Gauff, na entrevista coletiva.
A jovem norte-americana relembrou a rodada dupla superada na última sexta-feira e a melhora na reta final do torneio. "Estou ainda mais feliz por termos conseguido esse resultado, especialmente, porque quando estávamos nas quartas de final não parecia que estaríamos nesta posição, mas nos mantivemos firmes. Hoje, honestamente, não acho que poderíamos ter feito uma partida melhor".
*insert school* please excuse Cameron Gauff as he was watching his big sis on the big stage 🤗@CocoGauff | #MiamiOpen pic.twitter.com/meka45nMGx
— wta (@WTA) April 2, 2023
Por sua vez, Pegula destacou a dificuldade de enfrentar duas canhotas. "É difícil jogar contra duas canhotas. Já havíamos enfrentado algumas nas últimas partidas, mas a bola chegar de maneira diferente. Sabíamos que seria complicado, e acho que fomos capazes de nos ajustar um pouco a tempo de passar a dominar a partida. Acho que quando começamos a colocar mais devoluções na quadra, começamos a pressionar muito mais o saque delas".
Já as vice-campeãs Townsend e Fernandez buscavam o primeiro WTA 1000. A norte-americana tem três títulos profissionais de duplas no circuito, um deles com a brasileira Luísa Stefani no início deste ano em Adelaide. Já a canadense Fernandez está com 20 anos e só ganhou um título de duplas, também em janeiro deste ano, mas em Auckland.
2023 Indian Wells: R16
— wta (@WTA) April 2, 2023
2023 Miami Open: Finalists@TaylorTownsend x @leylahfernandez pic.twitter.com/gh8DmKwR35
Gauff e Pegula conseguiram três quebras na partida e só perderam um game de saque neste domingo. O primeiro set teve quase uma hora de duração e uma quebra para cada lado. Townsend e Fernandez sacaram para fechar quando venciam por 6/5 e tiveram um set-point, mas Gauff e Pegula devolveram a quebra e venceram a parcial no tiebreak.
As norte-americanas dominaram o segundo set, com novas quebras e escapando de um break-point para vencer cinco games seguidos. Destaque para o excelente desempenho de Pegula nos ralis de fundo. No penúltimo game da partida, Taylor Townsend conseguiu confirmar o serviço, mas a vitória seria confirmada logo no game seguinte. Três saques da número 3 do mundo sequer retornaram. No match-point, ela sustentou uma troca com Fernandez, Gauff trouxe as rivais à rede, e um erro da canadense definiu o jogo.