Charleston (EUA) - Convidada para a disputa do WTA 500 de Charleston, Elina Svitolina disputou nesta segunda-feira seu primeiro jogo desde que se tornou mãe, em outubro. A ex-número 3 do mundo fez jogo equilibrado contra a cazaque Yulia Putintseva, 47ª do ranking, mas superada pela rival com parciais de 6/7 (3-7), 6/2 e 6/4 em 2h45 de partida. Mas apesar da derrota, Svitolina saiu satisfeita com seu nível de atuação.
"Fiquei arrepiada. A atmosfera em quadra estava incrível. Foi tão bom ver tantas pessoas me incentivando. Não foi fácil fisicamente para mim hoje, mas estou muito feliz com a forma como joguei. Agora, consigo ver com mais clareza o que preciso melhorar", avaliou Svitolina. "Acho que estou batendo bem na bola. Só tenho que trabalhar mais na minha forma física. Acho que algumas coisas aqui e ali vão me ajudar a manter o foco de forma mais consistente e farão a diferença para mim".
Os próximos passos da ucraniana envolvem um calendário mesclado entre eventos da WTA e também torneios menores da Federação Internacional, na tentativa de ganhar ritmo de jogo e confiança. "Vou sentar com minha equipe e analisar o calendário para ver onde posso usar meu ranking protegido e talvez alguns convites em mais torneios da WTA. Também vou jogar alguns torneios menores da ITF na Europa para ganhar algumas partidas, e estou ansiosa por novos desafios."
Two hours and 45 minutes ⏰@PutintsevaYulia defeats Svitolina 6-7(3) , 6-2, 6-4 in Charleston.#CharlestonOpen pic.twitter.com/I2Of55fhts
— wta (@WTA) April 3, 2023
O primeiro set da partida teve duas quebras para cada lado e Svitolina mostrou poder de reação. Ela salvou um set-point quando perdia por 5/4, e com jogo firme do fundo de quadra, venceu seis pontos seguidos no tiebreak. Quebrada com uma dupla falta no início do segundo set, Svitolina não aproveitou os quatro break-points que criou na parcial, e ainda voltou a perder o saque.
A ucraniana chegou a liderar o terceiro set por 3/2, mas depois sofreu duas quebras. Putintseva fez valer seu melhor ritmo e venceu quatro dos últimos cinco games. A cazaque agora enfrenta a russa Ekaterina Alexandrova, 17ª do ranking e cabeça 7.
Stephens vence e desafia Azarenka
Campeã do torneio em 2016, Sloane Stephens venceu um duelo caseiro contra Louisa Chirico, vinda do quali, por 3/6, 6/1 e 6/2. Atual 50ª do ranking, Stephens desafia a ex-número 1 do mundo Victoria Azarenka, 18ª colocada. A norte-americana lidera o histórico de confrontos contra Azarenka por 4 a 3, mas elas não se enfrentam desde 2019.