Houston (EUA) - Após dois dias de muita chuva e quase nada de jogo, o ATP 250 de Houston finalmente conseguiu ver os tenistas em quadra e o que não faltou foi jogo, com a disputa de todas as partidas de segunda rodada e as quartas de final. Dos sete norte-americanos ainda vivos na competição, somente o cabeça de chave 1 Frances Tiafoe sobreviveu e chegou nas semifinais.
Em sua primeira partida do dia, Tiafoe levou a melhor sobre o compatriota Steve Johnson, convidado da organização e campeão do torneio em 2000, com o placar final de 6/2 e 6/4. Mais tarde, ele derrubou o australiano Jason Kubler, sexto favorito, marcando duplo 6/4. “Há muito tempo não jogo duas partidas em um dia. Achei inacreditável como consegui vir aqui e jogar tão bem”, falou o norte-americano.
“A bola estava muito mais rápida, estava muito mais quente do que antes, eu suava muito mais”, acrescentou Tiafoe, que nas semifinais medirá forças com o holandês Gijs Brouwer, algoz de dois norte-americanos no mesmo dia. Primeiro bateu o quarto favorito John Isner com placar final de 6/4 e 7/6 (7-4) e depois superou o quinto pré-classificado J.J. Wolf com parciais de 6/3 e 6/4.
Os outros três tenistas da casa que estiveram em quadra além de Tiafoe, Johnson, Isner e Wolf foram todos eliminados na segunda rodada. Destaque para o cabeça de chave 2 Tommy Paul, surpreendido pelo quali alemão Yannick Hanfmann em sets diretos, com placar final de 7/6 (8-6) e 6/2.
Antes de cair para Brouwer, Wolf havia derrubado o compatriota Denis Kudla com o placar final de 6/4 e 6/1. Fechando a lista de norte-americanos eliminados, o sétimo favorito Marcos Giron perdeu para o quali tcheco Tomas Machac, que marcou duplo 6/4.
Algozes dos tenistas da casa, Machac e Hanfmann se enfrentaram por um lugar na semifinais e o alemão venceu com facilidade, parciais de 6/2 e 6/1. Seu adversário será o argentino Tomas Etcheverry, que derrotou em jogo apertado o chileno Cristian Garin, parciais de 6/1, 6/7 (2-7) e 6/3.