Marrakech (Marrocos) - Responsável pela eliminação de três cabeças de chave na caminhada rumo à final, o espanhol Roberto Carballes coroou sua grande semana no ATP 250 de Marrakech com mais uma vitória, batendo de virada na decisão o francês Alexandre Muller, com placar final de 4/6, 7/6 (7-2) e 6/2, depois de 3h01 de batalha.
Esta foi a primeira final da carreira de Muller e a segunda de Carballes, que conquistou seu segundo título, encerrando um jejum que durava desde Quito em 2018. Com a conquista, o espanhol de 30 anos leva para casa uma premiação de 85.605 euros e mais 250 pontos no ranking, que o farão sair da atual 82ª colocação para a 49ª, entrando pela primeira vez no top 50.
Vice-campeão, o francês de 26 anos também alcançará seu melhor ranking na próxima segunda-feira. Além da premiação de 49.940 euros, ele vai somar 150 pontos e sairá do 126º lugar, o melhor até então, para a estreia no top 100, alcançando a 96ª posição na ATP.
INCREDIBLE SCENES 🤩
— Tennis TV (@TennisTV) April 9, 2023
The moment @Robertocarba93 became the Marrakech champion 👑#GrandPrixHassanII pic.twitter.com/MLOBDq78ef
Algoz do principal favorito no torneio, o italiano Lorenzo Musetti, Muller largou na frente e venceu o primeiro set, salvando os três break-points que teve contra e concretizando a única chance que teve a seu favor. Ele manteve o embalo e chegou a ter a oportunidade de abrir a segunda parcial com quebra, mas viu Carballes salvar dois break-points logo no primeiro game.
O espanhol chegou a abrir 4/2 no segundo, só que perdeu o saque logo após anotar a quebra. A decisão foi para o tiebreak e ele fez valer a maior experiência. No terceiro e decisivo set, Carballes deslanchou, anotou um break já no primeiro game e repetiu a dose no sétimo e penúltimo, fechando o jogo logo em seguida, depois de sair de 0-40 e salvar três break-points consecutivos.