Notícias | Dia a dia
Wawrinka sai atrás, se recupera e estreia com vitória
10/04/2023 às 09h12

Monte Carlo (Mônaco) - Campeão do torneio em 2014, o suíço Stan Wawrinka passou aperto em sua estreia no Masters 1000 de Monte Carlo, perdeu o primeiro set para o holandês Tallon Griekspoor, mas depois se recuperou e venceu de virada, anotando parciais de 5/7, 6/3 e 6/4. Na segunda rodada, ele terá pela frente o norte-americano Taylor Fritz.

Oitavo favorito, Fritz sai adiantado na chave e estreia direto na segunda rodada. Ele já enfrentou Wawrinka duas vezes no circuito e perdeu ambas, a primeira delas na grama de Wimbledon, em 2016, e a segunda no piso duro de Tóquio, em 2018. Será o primeiro duelo entre eles no saibro.

A estreia do suíço em Monte Carlo foi bastante equilibrada e os três sets contra Griekspoor foram decididos com apenas uma quebra de diferença. O holandês foi superior na primeira parcial, venceu 83% dos pontos de saque, contra 63% de Wawrinka, não enfrentou break-points contra e teve três chances de quebra, uma no nono game e duas no 11º, quando aproveitou uma delas para vencer o set.

Wawrinka elevou o nível na segunda parcial, venceu 68% dos pontos de saque e principalmente cortou os erros não forçados pela metade, caindo de 10 para 5. Ainda assim ele foi ameaçado no terceiro e quinto games, salvando um break-point em cada. Só que no sexto conseguiu a quebra que o levou a empatar o jogo.

No terceiro e decisivo set, o suíço mostrou força nos momentos de pressão, salvou seis das sete chances de quebra cedidas para Griekspoor e aproveitou as duas únicas que teve. Mais experiente, Wawrinka terminou o jogo com os mesmos 36 winners do rival, cometeu 10 erros não forçados a mais (29 a 19), mas dominou nos break-points, converteu os três que teve a seu favor e salvou 10 dos 12 que encarou.

Comentários