Newcastle (Austrália) - Lenda do tênis australiano, Ash Barty tem se mantido ativa desde o anúncio da gravidez em janeiro. Na última quinta-feira, a jovem de 26 anos, ex-número 1 do mundo, fez uma aparição pública ao lançar o Festival Indígena Nacional de Tênis (NITC) em Newcastle, cidade localizada a cerca de 170km de Sydney.
Já se passou mais de um ano desde que Barty venceu o Aberto da Austrália e surpreendeu o mundo ao anunciar a aposentadoria. Três vezes campeã de Grand Slam, Barty não tem planos de voltar ao esporte, mas tem outras coisas em vista. Ela e o marido Garry Kissick estão esperando seu primeiro filho.
Nesta quinta-feira, a ex-número 1 do mundo foi a atração principal do Festival, que reuniu mais de 140 crianças indígenas convidadas para jogar tênis e participar de atividades culturais. Barty, da etnia Ngarigo, esteve ativa durante toda a sessão.
Ver essa foto no Instagram
“Estou absolutamente realizada, feliz e contente. Eu tenho coisas diferentes, sonhos diferentes e maneiras diferentes que adoraria contribuir para o esporte comunitário. Meus dias de atleta acabaram”, afirmou. Barty ganhou Roland Garros em 2019, Wimbledon em 2021 e o Aberto da Austrália em 2022.
Depois do casamento, Barty lançou livros infantis, uma autobiografia e está aproveitando a vida, incluindo várias viagens ao redor do mundo, jogando golfe. Ela encerrou o ano ganhando a Medalha Newcombe como melhor tenista da Austrália e o Prêmio The Don, da Sport Australia, concedido ao atleta ou equipe cujas conquistas mais inspiraram a nação. Seu envolvimento no NITC é outra paixão